Realizada pelo Clube Internacional de Regatas, com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo, a 1ª Etapa do XIV Circuito de Vela Oceânica 2023 ocorreu em 4 de fevereiro.
Na classe RGS, o percurso foi volta à Ilha da Moela e na Bico de Proa, foi volta ao Ilhote Pau a Pino. “Largamos em situação atípica, com fortes ventos de noroeste, o que obrigou os barcos a usarem vela balão. Vento de popa, na ida até a Moela, é muito incomum”, explicou o associado e comandante do veleiro Gaia III Adagamos Sartini.
Ele destacou, ainda, que após o contorno da Ilha e do Ilhote, o vento mudou para sudoeste e praticamente caiu a zero. “Com isso a maioria das embarcações ficou parada na altura da Ponta do Munduba ou antes dela”.
Sob a direção técnica do árbitro Antônio Mellone, apenas dois barcos da classe RGS e um da classe Bico de Proa conseguiram cruzar a linha de chegada dentro do tempo limite estabelecido na Instrução de Regata, que era 17h.
Confira os resultados (veja também todas as embarcações participantes):
RGS: 1º lugar Sabai Sabai (ICS), 2º H3+ (CIR)
Bico de Proa: 1º lugar Zaad (ICS)
Após a regata, apesar de não ter ocorrido como o esperado, houve animada confraternização na Sede Náutica do Inter, com a participação de tripulações de outros clubes e marinas, e a entrega de medalhas doadas por um dos competidores.
A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2023, que é dividido em etapas, com premiação geral dos três primeiros colocados de cada classe no fim da temporada. As próximas etapas estão previstas para 22 de abril, 20 de maio, 17 de junho, 12 de agosto, 21 de outubro e 11 de novembro.