Cerca de 30 embarcações, reunindo mais de 100 tripulantes, participaram da 3ª etapa do XVI Circuito de Vela Oceânica. Em comemoração ao 126º aniversário do Clube Internacional de Regatas, o evento foi realizado em 11 de maio.
“Essa grande festa marítima aconteceu na Baía de Santos. O mar estava calmo e o vento de fraco a moderado. O formato do percurso foi barla-sota com 6 pernas para classe ORC, 4 pernas para classe RGS e 2 pernas para a classe Cruiser”, explicou o associado Adagamos Sartin, coordenador da classe oceânica e comandante do veleiro Gaia.
Ele destacou, ainda, que a campanha para arrecadação de alimentos e itens de higiene para os desabrigados do RS foi um sucesso. “Assim como no esporte, todos estavam engajados em ajudar a quem precisa”, disse.
Após a chegada da última embarcação, a confraternização entre os participantes ocorreu na Sede Náutica do CIR, com a tradicional macarronada da dona Lúcia e a música ao vivo da banda Azzimaria.
A regata ocorreu conforme as Regras da Confederação Brasileira de Vela/World Sailing (CBVela/WS), sob a direção técnica do árbitro Antônio Mellone. O evento esportivo é realizado pelo Inter, com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo.
A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2024, que é dividido em etapas, com premiação geral dos três primeiros colocados de cada classe, no fim da temporada. As próximas etapas estão previstas 8 de junho, 10 de agosto, 21 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro.
Confira os resultados:
Classe ORC: 1° lugar King (ICS), 2° lugar H3+ (CIR) e 3° lugar Inaê Soto (Pier 27).
Classe RGS A: 1° lugar empate entre os veleiros Fantasma (ICS) e Pepa XIX (CCSP/YCSP) e 3° lugar Sabai Sabai (ICS).
Classe RGS B: 1° lugar Cooperação (Proj. Navega São Vicente), 2° lugar Aloha (MCP) e 3° lugar Tango II (CIR).
Classe Cruiser: 1° lugar Gitano (Pier 26), 2° lugar Lambaru (CIR) e 3° lugar Agulha (CIR).