A 4ª Etapa do Circuito Santista de Vela Oceânica foi realizada em 17 junho, pelo Clube Internacional de Regatas, com apoio do Iate Clube de Santos. O evento faz parte do calendário oficial da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP).
Para os velejadores, foi um dia típico da estação, com sol, mas a temperatura estava amena. “As condições foram desafiadoras devido à passagem de um ciclone em alto mar, na semana. Embora já fosse o fim da passagem, o mar ainda estava mexido e os ventos de médios a fortes, na faixa de 12 a 15 nós”, disse o associado e comandante do veleiro Gaia III Adagamos Sartini.
No total, 70 tripulantes participaram da regata, com a inscrição de pelo menos 20 embarcações, que velejaram sob a direção técnica do árbitro Antônio Mellone. Desta vez, a novidade foi o circuito Triângulo Olímpico, muito utilizado nos jogos olímpicos do passado e elogiado pelos participantes.
“O formato obriga os velejadores a mostrarem toda sua habilidade ao conduzirem os barcos, em variados ângulos com relação ao vento: orça (contra o vento), popa rasa (vento de popa) e través (vento entrado pelo lado da embarcação em ângulos variados)”, explicou Adagamos.
A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2023, que é dividido em etapas, com premiação geral dos três primeiros colocados de cada classe, no fim da temporada. As próximas etapas estão previstas 12 de agosto, 21 de outubro e 11 de novembro.
A premiação dessa etapa ocorreu na Sede Náutica do Inter, com uma grande confraternização entre os participantes e o cardápio especial da dona Lúcia. Confira os resultados:
Classe RGS-A: 1º lugar Sabai Sabai (ICS); 2º lugar Pepa XXI (CCSP/YCP); 3º lugar Fantasma (ICS).
Classe RGS-B: 1º lugar Gaia III (CIR); 2º lugar Aloha (MCP); 3º lugar Bellamel (Supmar).
RGS Geral: 1º lugar Sabaia Sabai, 2º lugar Pepa XXI, 3º lugar Gaia III do CIR.
Classe Bico de Proa: 1º lugar Gitano (Pier 26); 2º lugar Cartoon (CIR); 3º lugar Totora (CIR).