A partir de entrevistas com os colaboradores, revisão de descrição dos cargos e pesquisa de clima organizacional, os alunos do Curso de Psicologia da Unisantos realizaram um estudo no Clube Internacional de Regatas.
Trata-se de um projeto pedagógico de estágio, supervisionado pela professora Tânia Macedo e apoio da Diretora Administrativa, Cristina Mancuso, e das colaboradoras do RH Rose de Jesus e Gisely Alves.
“A parceria foi criada de acordo com as necessidades de ambos. O Clube precisava de um trabalho na área da psicologia organizacional e houve um casamento perfeito. Nossos alunos puderam fazer o estágio obrigatório não remunerado, a partir de uma reunião com a diretoria, que apontou as possíveis carências do Clube. Somos muito gratos pela abertura”, afirmou a supervisora de estágio.
A iniciativa foi realizada no primeiro semestre de 2022 e, a partir das palavras chaves como inovação, infraestrutura, liderança, plano de carreira, valores, treinamento, desenvolvimento, comunicação, remuneração, preocupação e respeito, o diagnóstico foi apresentado à diretoria, durante encontro no Inter.
“Além dos cursos e atividades que sempre buscamos investir, é importante conhecermos o clima organizacional do CIR. A pesquisa mostrou a percepção dos colaboradores sob aspectos, como cultura da organização, liderança, visão e outros fatores que influenciam no desenvolvimento e motivação da equipe. O que reflete no crescimento da organização”, disse o presidente do Inter Marcelo Aulicino.
Ele ainda destacou que, mesmo antes da pesquisa, é notória a dedicação dos colaboradores. “Todos são motivados, buscam sempre o aprimoramento e compreendem claramente suas tarefas, o que resulta em um bom clima no dia-a-dia, no entanto, sempre é possível melhorar. Os relatórios e análises sugerem planos de ação, que priorizam quais atividades voltadas a RH devem ser efetivadas”, explicou.