Cerca de 40 embarcações participaram do Campeonato Paulista de Vela Classes ILCA 4, 6 e 7, realizado nos dias 8, 9, 15 e 16 de outubro. Com percurso na Baía de Santos, a raia foi supervisionada pelo árbitro Antônio Mellone, que já comandou regatas internacionais.
Na classe ILCA 7 geral, Mathias Reimer, do Yate Club Santo Amaro (YCSA), sagrou-se campeão. Na sequência, Nicolas Garcia, do mesmo clube, levou prata e Leonardo Patané, do Clube Internacional de Regatas, garantiu bronze.
“Achei muito bom o Campeonato. Foi importante a realização em Santos para incluir mais velejadores na classe. Espero que o pessoal de Santos tenha curtido o evento e que comece a se envolver mais, é importante isso. As regatas foram boas, com condições ótimas em uma raia bastante difícil, e o vento ajudou. A logística do Clube também foi ótima”, afirmou Reimer.
Além do 3° lugar geral na ILCA 7, Patané se destacou nas sub- categorias e faturou o 1° na pré-master. Em segundo ficou Eduardo Guimarães. Só deu CIR também na Grand Master, Eduardo Nocera ficou no andar mais alto do pódio, seguido de Rogério (Jojô) Miranda de Carvalho e Lauro Malheiros.
“O Campeonato foi fantástico durante os dois fins de semana, com a realização de 10 regatas e um destarte. Em todos os dias, tivemos bons ventos na raia. Conseguimos aproveitar a oportunidade de mostrar como nossa área de regatas (Baía de Santos) é técnica e ótima para grandes competições”, disse Patané.
Na ILCA 6, em primeiro lugar ficou Gustavo Kiessling (YCSA), em segundo Frederico Francavilla (YCSA) e Jefferson Santos, da Escola de Vela de São Sebastião, ficou em terceiro. Stefano Francavilla (YCSA) venceu a ILCA 4, Ana Maria Barretto (YCSA) garantiu prata e Douglas Said, da Escola de Vela de Ilhabela, levou bronze.
“As regatas foram muito divertidas e bem diferentes. É um campeonato de suma importância para a evolução dos atletas e a raia de Santos é sempre impecável. É um lugar onde você consegue treinar com vento forte, fraco ou com muitas ondas, o que é uma condição difícil e desafiadora, principalmente, para quem vem da represa de Guarapiranga, que tem pouca onda”. explicou o velejador Frederico Francavilla, que também é coordenador da classe ILCA de São Paulo.
Ele destacou, ainda, que o Inter sempre foi muito parceiro, com excelente organização e boa estrutura oferecida aos participantes. O evento foi promovido pelo Inter, com chancela da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), da Coordenação Classe ILCA SP e da Flotilha 013 ILCA.
Vale lembrar que os atletas da vela do Inter contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos de projetos aprovados de Incentivo ao Esporte. A participação na equipe de competição é gratuita aos beneficiários. Saiba mais em https://intersantos.com.br/documentos/projetos-esportivos/
Outubro Rosa no Mar
Em homenagem à Campanha Outubro Rosa, na cerimônia de abertura do Campeonato, a associada Gabriela Marçal de Oliveira foi convidada para amadrinhar o evento. Ela está em tratamento e participou da iniciativa para compartilhar suas experiências e alertar sobre a importância da prevenção.