HOMEASSOCIE-SE Entrar     ☆     Esqueci a senha       ☆      2ª VIA BOLETO
Home > Sede náutica > 5ª Etapa do XVI Circuito de Vela Oceânica exige muita técnica dos velejadores

5ª Etapa do XVI Circuito de Vela Oceânica exige muita técnica dos velejadores

Após um necessário adiamento devido às condições climáticas e ao mar agitado, a 5ª Etapa do XVI Circuito de Vela Oceânica foi realizada no dia 17 de agosto. O evento reuniu mais de 20 embarcações na Baía de Santos, com a participação das classes RGS A, B, Cruiser e Mini 6.5.

Os participantes ainda foram presenteados com um efeito especial da natureza. “Antes de iniciar, conseguimos ver o fenômeno conhecido como ‘Fata Morgana,’ uma miragem em alto-mar causada por uma inversão térmica. Objetos no horizonte, como ilhas, falésias ou barcos, adquirem uma aparência alargada e elevada, semelhante a ‘castelos de contos de fadas’,” explicou Adagamos Sartini, coordenador da classe oceânica e comandante do veleiro Gaia.

Ele também destacou que o dia foi ensolarado, com temperatura um pouco elevada, mar calmo, mas quase sem vento. “A regata começou com a chegada de um vento sul razoável. O percurso foi em formato barla-sota, com 4 pernas para as classes Orc e RGS e 2 pernas para a Cruiser”, acrescentou.

Devido à alternância dos ventos, que variaram de fracos a médios e até um pouco fortes, a regata exigiu bastante dos velejadores. “Outro desafio foi a grande variação na direção do vento, chegando a incríveis 360°. Com isso, tivemos uma regata muito técnica,” disse Adagamos.

Sob a direção técnica do árbitro Antônio Mellone, a competição seguiu as Regras da Confederação Brasileira de Vela/World Sailing (CBVela/WS), com o apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo.

Após a chegada da última embarcação, os participantes se reuniram para uma confraternização na Sede Náutica do CIR, com a tradicional macarronada da Dona Lúcia.

A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2024, que é dividido em etapas, com premiação geral dos três primeiros colocados de cada classe ao fim da temporada. As próximas etapas estão previstas para os dias 21 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro.

Confira os resultados:
Classe RGS A: 1° lugar Sabai Sabai (ICS), 2° lugar Easygoing (Supmar) e 3º lugar ADRIA (CIR).

Classe RGS B: 1° lugar Tango II (CIR), 2° lugar Candão (CIR) e 3º lugar União (ICS).

Classe Cruiser: 1° lugar Catauá (ICS), 2° lugar Gitano (Pier 26), 3° lugar Lambarú (CIR), 2° lugar CLO (CIR) e 4º lugar KaliMaya.

ORC: 1º lugar H3+ (CIR) e 2º lugar Kairós (MCP)

1
Fale com o Inter
Olá, agradecemos sua visita! Informe seu nome e telefone aqui para ser cadastrado e receber informações vermelhinhas.

Esta ferramenta é utilizada somente para divulgação. As interações e contatos são atendidos pelo telefone (13) 3269-6900, e-mail secretaria@inter.org.br ou presencialmente na Secretaria do Clube.
Pular para o conteúdo