Home > Sede náutica > Inter abre a temporada 2026 da Vela Oceânica com a 1ª etapa do Circuito Santista

Inter abre a temporada 2026 da Vela Oceânica com a 1ª etapa do Circuito Santista

Está aberta a temporada de Vela Oceânica 2026. O Clube Internacional de Regatas realizou, no último fim de semana de janeiro (31), a 1ª etapa do XVIII Circuito Santista de Vela Oceânica. O evento reuniu 27 barcos e mais de 80 tripulantes.

“Para um fim de semana em que a previsão indicava chuva e pouco vento, o dia foi espetacular, com sol forte, céu azul e ventos moderados. O percurso, entre 10 e 12 milhas náuticas, exigiu muita técnica dos participantes, principalmente no início da regata, para a saída da Baía de Santos. O desafio foi conseguir vencer maré, ondas e vento contra”, explicou Adagamos Sartini, associado do Clube e comandante do veleiro Gaia.

A comissão de regata foi comandada pelo árbitro Thiago, com o apoio de “Buda”, do ajudante Adriano e do funcionário Éder. Com largada na Baía de Santos, o percurso contornou o Ilhote Pau a Pino, nas proximidades da Ilha da Moela. A chegada ocorreu próxima à Ponta Grossa, na entrada da baía.

Após o retorno do último veleiro, os participantes se reuniram no restaurante da Sede Náutica do Clube para a tradicional confraternização.
Realizada pelo CIR, a regata seguiu as regras da Confederação Brasileira de Vela e da World Sailing (CBVela/WS), com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo e do Projeto Navega São Paulo. A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2026, dividido em etapas, com premiação para os três primeiros colocados de cada categoria.

As próximas etapas estão previstas para os dias 18 de abril, 16 de maio, 13 de julho, 19 de setembro, 31 de outubro e 28 de novembro.

Confira os primeiros colocados de cada categoria na primeira etapa:
RGS A: 1º lugar Sabai Sabai (ICS), 2º lugar H3+ (CIR), 3º lugar Fantasma (ICS).
RGS B: 1º lugar Cooperação (Projeto Navega PG), 2º lugar Tango II (CIR), 3º lugar Mais Bacana (Supma).
RGS Clássicos: 1º lugar Pepa XXI.
Cruiser A: 1º lugar Catauá (ICS), 2º lugar Totora (CIR), 3º lugar Agulha (CIR).
Cruiser B: 1º lugar Fluke (CIR), 2º lugar Viva (CIR), 3º lugar Lambaru (CIR).
ORC: 1º lugar Kairós (MCP).

Acessar o conteúdo