Cerca de 24 embarcações, com mais de 70 tripulantes, participaram da 5ª Etapa do XVIII Circuito Santista de Vela Oceânica, realizada no dia 19 de setembro pelo Clube Internacional de Regatas, na Baía de Santos.
As disputas mais acirradas foram registradas na classe RGS B, na qual os veleiros Cooperação, Silene II, Tango II, Candão e Rainha Inaê, entre outros, estiveram muito parelhos e brigaram palmo a palmo pelas colocações.
A classe Cruiser B também foi bastante disputada entre os barcos Gitano, Modus Operandi, Tatú Bolinha, Thor e Éolo.
O percurso foi realizado no formato Barla-Sota, com duas largadas sequenciais. A primeira reuniu as classes ORC, RGS A e RGS B, enquanto a segunda foi destinada às classes Cruiser A e Cruiser B. Devido à direção leste do vento, a raia foi montada praticamente paralela e próxima à praia.
“Depois de uma semana de muita instabilidade no tempo, com diversos dias de chuva, o sábado apresentou tempo estável, com alguns momentos de sol, temperatura agradável e ventos do quadrante leste, com média de 8 a 10 nós e algumas rajadas acima disso. O bom vento, o mar com poucas ondas e a maré de quarto de Lua permitiram que os barcos alcançassem boas velocidades, tornando as disputas ainda mais emocionantes”, explicou Adagamos Sartini, associado do Clube e comandante do veleiro Gaia.
Realizada pelo CIR, a regata seguiu as regras da Confederação Brasileira de Vela e da World Sailing (CBVela/WS), com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo e do Projeto Navega São Paulo. A comissão de regata foi formada pelo árbitro Thiago, pelos auxiliares Adriano e Welington e por Júnior, responsável pela condução da lancha da júria.
Confira as colocações:
RGS A: 1º lugar – H3+ (CIR); 2º lugar – Agulha (CIR).
RGS B: 1º lugar – Cooperação (Projeto Navega PG/ICS); 2º lugar – Silene II (CIR); 3º lugar – Tango II (CIR).
Cruiser A: 1º lugar – Vidão (CIR).
Cruiser B: 1º lugar – Modus Operandi (CIR); 2º lugar – Gitano (Pier 26); 3º lugar – Tatú Bolinha (CIR).
ORC: 1º lugar – Kairós (MCP).
Após o retorno do último veleiro, os participantes se reuniram no restaurante da Sede Náutica do Clube para a tradicional confraternização, com chope e muita descontração no deck.
A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2026, que premiará os três primeiros colocados de cada categoria. As próximas etapas estão previstas para os dias 31 de outubro e 28 de novembro.








































