Manobra de Heimlich (técnica usada para asfixia quando a vítima engasga, com objeto na traquéia), como identificar uma parada cardíaca e massagem cardíaca na velocidade de mais de 100 compressões por dois minutos foram alguns dos aprendizados, durante a tarde de três de outubro, no Salão de Eventos.
É fundamental que as pessoas sejam capacitadas para situações de emergência. A vitima de parada cardíaca, por exemplo, tem 70% de chances de sobreviver, quando socorrida nos primeiros cinco minutos, enquanto a ambulância não chega, afirmou Ana Carolina.
Ela ainda explicou que a massagem cardíaca pode salvar vidas e ressaltou a importância do CIR possuir os equipamentos necessários para os primeiros socorros, como o Ambus, no qual ajuda na respiração artificial e o Desfibraldor, que reanima o coração.
Os aparelhos são encontrados na enfermaria do Inter e ficam sob a responsabilidade das enfermeiras Marcelli Vizotto e Renata Marreiro Maffei Rosa, que são capacitadas a usarem os equipamentos.
Sempre se espera que nada de ruim ocorra, mas, infelizmente, imprevistos acontecem e nós sempre estaremos preparados para melhor atender aos associados e colaboradores, finalizou Paulo Capp, Diretor de Saúde, que coordenou a ação em conjuntos com as enfermeiras do clube.