Os alunos da Ginástica Artística, que fazem parte do Projeto Gaia I e II, receberam novos uniformes e mochilas no dia 6 de maio, no Clube Internacional de Regatas. Na ocasião, eles também realizaram uma apresentação para pais, professores e convidados.
O Projeto Gaia atende gratuitamente 160 crianças de 4 a 14 anos, e é viabilizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Santos, representada pela Secretaria de Esportes (Semes), a iniciativa privada, que adere ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae), e o CIR, que cede o espaço e a estrutura para as aulas.
Com treinos realizados duas vezes por semana, durante uma hora, os professores se dedicam a ensinar as técnicas dessa modalidade desde a base. A partir das aulas, os alunos desenvolvem habilidades físicas, além de valores como disciplina, socialização e perseverança.
“Temos muito a agradecer a todos os envolvidos: à vice-prefeita Audrey Kleys, que sempre nos apoiou; ao secretário de Esportes, Rogério Sampaio; à iniciativa privada; a todos os funcionários, professores e ao clube. Há 27 anos o projeto acontece no Internacional de Regatas.
O Promifae contemplou o Projeto Gaia no ano passado e, novamente, neste ano. Toda essa ajuda é fundamental para o desenvolvimento de novos atletas e o futuro da ginástica”, disse o coordenador do projeto, professor Nelson Kitahara.
O secretário de Esportes, Rogério Sampaio, falou sobre a importância das parcerias: “Esse é um projeto de sucesso da Prefeitura que une uma entidade esportiva beneficiada pela Lei de Incentivo Municipal ao Esporte e, com isso, recebeu o apoio de uma empresa privada, a DP World. Vemos esse grupo grande de professores dedicados — alguns deles são funcionários públicos. É muito bom também ver esse número enorme de crianças recebendo o apoio dos pais. Importantíssima, ainda, a parceria com o Clube Internacional, que cedeu o espaço para as aulas. É um projeto de sucesso e que serve de exemplo para outras modalidades e entidades que queiram se organizar e buscar o desenvolvimento de seu esporte aqui na cidade”.
Para o Inter, a parceria reforça seu compromisso com a promoção do esporte e com a formação de jovens atletas. “Sabemos da importância que o esporte tem na vida das crianças e acreditamos que iniciativas como esta ajudam a construir não apenas atletas, mas cidadãos mais conscientes, saudáveis e preparados para o futuro. O Internacional é, e continuará sendo, parceiro de projetos que incentivam o desenvolvimento humano por meio da atividade esportiva”, destacou o diretor de Esportes do Inter, Luiz Fernando Pierri.