No dia 24 de maio, o Clube Internacional de Regatas iniciou um novo ciclo de conquistas, histórias, desafios e glórias. Este ano, a comemoração em dose dupla celebrou os 126 anos do Vermelhinho da Ponta da Praia e os 70 anos da inauguração da piscina semiolímpica.
Na manhã desta sexta-feira (24), data oficial da fundação do Inter, foi realizada a cerimônia no Salão Panorâmico, seguida pelo hasteamento das bandeiras no Deck da Piscina Social.
“Hoje, o Clube Internacional completa 126 anos de história, durante os quais grandes destaques do esporte foram forjados em nossas quadras e piscinas. Há setenta anos, ao celebrar mais um aniversário, o Inter presenteou a cidade de Santos e o Brasil com sua piscina esportiva. Com 25 metros de comprimento, 18 metros de largura e 3,5 metros na parte mais profunda, a piscina tornou-se um ícone da natação no Brasil. Logo, a equipe de natação tornou-se campeã brasileira e, em 1959, Manoel dos Santos Jr., atleta do CIR, bateu o recorde mundial dos 100 metros livres em uma competição no Rio de Janeiro”, afirmou o presidente do CIR, Marcelo Aulicino.
O Secretário de Esportes de Santos, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, que também esteve presente na celebração, destacou a importância histórica do clube. “Ao longo desses 126 anos, a história do Clube se mistura com a história do esporte santista. Como secretário de Esportes de Santos, associado e frequentador, sinto orgulho e gratidão pela enorme contribuição que o Inter dá ao fomento do esporte, seja na natação ou no polo aquático, nas famosas piscinas, no tênis ou na ginástica artística. Se Santos é hoje considerada a Cidade mais Esportiva do Brasil, o Vermelhinho da Ponta da Praia contribuiu muito para isso”, disse.
A ocasião reuniu diversas gerações de associados, membros do Conselho Deliberativo do Clube, da Diretoria Executiva, colaboradores, atletas, ex-presidentes e outros convidados importantes para a história do Vermelhinho da Ponta da Praia. Entre os presentes, estavam a vice-prefeita de Santos, Renata Costa Bravo, o presidente da Câmara de Santos e sócio conselheiro do Inter, Caca Teixeira, e o vereador e atleta Paulo Miyshiro.
“Celebramos com alegria os 126 anos do Clube Internacional de Regatas, que é um verdadeiro instrumento de transformação social em nossa cidade. Nas últimas duas décadas, a parceria do Clube com a Prefeitura de Santos tem promovido o esporte como uma ferramenta poderosa para transformação social, inclusão e desenvolvimento de talentos, criando oportunidades para nossos jovens. Parabéns ao Clube Internacional de Regatas por seu legado e por continuar inspirando gerações!”, disse a vice-prefeita.
O Padre Javier Mateo Arana, da Igreja Nossa Senhora do Carmo, também compareceu para abençoar o Clube Internacional de Regatas e todos os presentes. O evento foi encerrado com um café da manhã de confraternização.