Pela manhã, mais de 60 crianças pintaram animais marinhos, no muro do Clube, da Avenida Rei Alberto I. As imagens foram desenhadas pelo Artista Plástico Alexandre Huber, que utiliza a arte como ferramenta de Educação Ambiental.
Antes dos pintores iniciarem, Huber conversou com eles sobre a importância de preservar a vida marinha. As crianças já sabiam nomear diversos animais e o quanto é prejudicial ao meio ambiente jogar lixos nas águas ou areias.
O que muitos não sabiam, é que a garotada divide a data, pois 12 de outubro também comemora-se o Dia do Mar. Meus trabalhos sempre são focados na preservação da vida marinha. É importante haver conscientização desde cedo, as crianças aprendem aqui e ensinam em casa, explicou Alexandre.
É muito interessante, através do lúdico, o artista ensinar a importância da prevenção do meio ambiente. A pintura também foi um atrativo para os jovens de 10 a 13, que já deixaram de crianças, mas ainda não são adolescentes, explicou Ana Paula Strafacci, que trouxe a sobrinha Isabela, de 13 anos, com as amigas da Patinação.
Para Ivanise Garcia Rett, mãe de Fernanda, de 9 anos, a ação foi excelente: A atividade foi muito criativa e ficou claro que encantou as crianças. Fazia tempo que minha filha não brincava com pintura e se não fosse no Clube, ela não teria a oportunidade de fazer isso em casa.
As irmãs Isabela, de 9 anos, e Julia, de 6, também aproveitaram bastante e os pais aprovaram a participação delas. É uma experiência muito boa para as crianças. Não só por ser uma pintura educativa, mas atividades realizadas ao ar livre sempre as atraem, explicou o pai Fábio Castello.
Tamanha criatividade e vontade de desenhar se estendeu além dos desenhos marinhos. A garotada também deixou assinaturas, desenhos diversos e as mãos pintadas no muro. Cada um do seu jeito: Desenhei uma lula, um peixe e um cavalo marinho, contou Valentina, de seis anos.
Na parte da tarde, os tradicionais brinquedos infláveis, como a cama elástica, piscina de bolinha, futebol, tobogã, entre outros, foram montados no Ginásio de Esportes do CIR Arnaldo de Barros Pires. No entanto, o que chamou bastante a atenção dos meninos, foi o Campeonato de Pebolim.
Artur Moreira e Gustavo Rett ganharam troféu de ouro. O fato de ganhar não é necessário, mas jogar para se divertir e fazer o que gosta é muito mais importante, disse Artur, que aproveitou o dia com os amigos.
O troféu de prata ficou para a dupla Heitor Duarte e Betinho Bontempi. O resultado final foi 15 a 10. Placares a parte, todos saíram ganhando no fator diversão.