O Centro de Reciclagem realiza coleta, triagem, avaliação e separação dos equipamentos de informática, eletroeletrônicos, TV, som, telefonia, celulares e acessórios danificados ou obsoletos. O que tem conserto é avaliado e direcionado aos projetos sociais de inclusão digital da Fundação.
Já para os equipamentos que não possuem mais uso, a ação garante que os mesmos não sejam descartados na natureza. A Fundação já coletou mais de 200 toneladas de lixo eletrônico, impedindo que fossem jogados em aterros sanitários, contaminando o solo com substâncias químicas.
Acreditamos que a premiação é uma forma de incentivar o reconhecimento de esforços individuais e conjuntos em busca de um mundo melhor e de sensibilizar a sociedade a adotar uma postura cidadã em relação à natureza e às comunidades menos favorecidas, afirmou o presidente da Fundação Settaport, Francisco Nogueira.
É imprescindível o trabalho que a Settaport faz para a Baixada Santista. Para cumprir nossa responsabilidade sócio-ambiental, o Clube se insere nessa ação, promovendo o descarte correto dos lixos eletrônicos e colaborando com a Fundação, disse o presidente do CIR, Ricardo Lyra, que prestigiou o evento e recebeu o certificado em nome do Inter.
A ocasião também foi marcada pela comemoração de sete anos de existência da Fundação. Além disso, foi lançada a Campanha de Financiamento Coletivo, com o intuito de arrecadar 80 mil reais para a aquisição de um Caminhão Baú.
A Kombi, que fazia o recolhimento dos descartes, de Peruíbe a Bertioga, está precisando se aposentar, não só pelo tempo de trabalho, mas pela quantidade de lixos eletrônicos, que graças a conscientização das pessoas, está aumentando.
Como ajudar
O interessado em contribuir, com qualquer quantia, pode acessar o site http://www.juntos.com.vc/pt/settaport e fazer a doação. A partir do lançamento, 14 de abril, o canal ficará aberto por 45 dias e a coleta será feita por meio do sistema tudo ou nada, ou seja, se neste período o valor necessário para a compra do caminhão, 80 mil, não for atingido, os valores serão devolvidos aos doadores.