Diretamente de Okinawa, berço do Karatê e do Kobudo, e de forma inédita no Brasil, os mestres da Ippan Shadan Houjin Zen Okinawa Kobudo Renmei realizarão um treino aberto no Clube Internacional de Regatas, no dia 27 de julho, das 10h às 13h.
A atividade será conduzida pelos mestres Seiki Takushi (Hanshi 10º Dan), Masamitsu Kamiya (Hanshi 9º Dan) e Kenichiro Kinjo (Kyoshi 7º Dan). “No Kobudo, treinamos com armas tradicionais como Sai, Tonfa, Bo, Nunchaku, entre outras. Essa arte marcial, assim como o Karatê, tem origem em Okinawa, e os três mestres que visitarão o país integram a mais prestigiada escola da modalidade na região”, explicou Maurício Oshiro, professor e técnico do CIR.
Ele ressaltou, ainda, que são poucas as escolas brasileiras de Karatê e Kobudo que promovem intercâmbios desse nível. “Será uma oportunidade valiosa para os alunos do Inter aprofundarem seus conhecimentos e fortalecerem os laços com a cultura e tradição de Okinawa, além de estreitarmos a relação Brasil-Okinawa”, afirmou.
O treino faz parte da 8ª edição do Seminário Internacional Jyureikan do Brasil, que ocorrerá de 26 de julho a 5 de agosto, com uma extensa programação em São Paulo. O evento é organizado pela Jyureikan do Brasil e pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Okinawa Kobudo (ICNBK).