Home > Diversos > CIR sedia treino histórico de Kobudo com mestres de Okinawa

CIR sedia treino histórico de Kobudo com mestres de Okinawa

O Clube Internacional de Regatas foi palco de um momento histórico para as artes marciais no Brasil: um treino aberto com três mestres da tradicional escola Zen Okinawa Kobudo Renmei, diretamente do berço do Karatê e do Kobudo, em Okinawa, no Japão.

O evento inédito, realizado no dia 27 de julho, foi conduzido pelos mestres Seiki Takushi (Hanshi 10º Dan e presidente da instituição), Masamitsu Kamiya (Hanshi 9º Dan e diretor de instrução) e Kenichiro Kinjo (Kyoshi 7º Dan e secretário-geral), que vieram ao Brasil pela primeira vez para divulgar o Kobudo, arte marcial que representa o “caminho das armas antigas”, utilizando armas como bo, sai, tonfa, nunchaku, eku e kama.

“Para nós do Internacional, foi um acontecimento épico, transformacional. Uma grande oportunidade para a expansão do conhecimento e da integração. Fiquei especialmente orgulhoso do entusiasmo, da dedicação e da atenção dos nossos alunos durante toda a atividade”, afirmou o sensei Maurício Oshiro, professor do Clube.

A atividade fez parte da 8ª edição do Seminário Internacional Jyureikan do Brasil e reuniu praticantes do Brasil, Japão, Argentina, Chile e Estados Unidos. Além de receber o treino, o Clube teve participação ativa no evento, pois Oshiro acompanhou a programação ao lado dos mestres japoneses.

“A presença dos mestres enriqueceu o conhecimento técnico dos nossos praticantes e fortaleceu os laços culturais entre Brasil e Okinawa. A beleza da arte marcial fica evidenciada em momentos como esse, já que o conhecimento não se esgota. Sempre há algo novo a ser aprendido, sempre há um amigo novo a ser feito”, destacou o sensei.

Iniciada em 26 de julho, a programação do seminário seguiu até o dia 5 de agosto, em diversos locais da cidade de São Paulo, sob realização da Jyureikan do Brasil e do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Okinawa Kobudo (ICNBK), com apoio da Ippan Shadan Houjin Zen Okinawa Kobudo Renmei.

“O encontro no Inter já entra para a memória como uma verdadeira celebração da cultura, da disciplina e da tradição das artes marciais. Agradeço imensamente à diretoria do Clube Internacional, aos colaboradores que se dedicaram à organização local e à equipe do seminário como um todo, que demonstrou grande competência, respeito e acolhimento em todos os momentos”, finalizou Oshiro.

Acessar o conteúdo