O Clube Internacional de Regatas realizou a 1ª etapa do XVI Circuito Santista de Vela Oceânica 2024, em 27 de janeiro, com percurso na Baía de Santos. O evento marcou o início da temporada da modalidade na Baixada Santista e homenageou o velejador do CIR Edson Gloeden, mais conhecido como Alemão.
Cerca de 30 embarcações, das classes ORC, RGS, Cruiser e MINI 6.5, participaram da raia. Com vento sudoeste, em uma média de 10 nós e mar bastante agitado, a regata foi supervisionada pelo árbitro Antônio Mellone.
“Foi um percurso com 3 boias: largada no contravento, próximo ao canal 4 (bairro do Embaré); uma boia de barla nos limites da Baía, na altura da Ponta do Itaipu (Praia Grande); e a 3ª ficou nas proximidades do aterro do emissário submarino (canal 1, divisa com São Vicente)”, explicou o associado Adagamos Sartin, coordenador da classe oceânica e comandante do veleiro Gaia.
Após a chegada do último barco, a confraternização entre os participantes, desta etapa, ocorreu na Sede Náutica do CIR, que fica no Bairro Nossa Senhora dos Navegantes, no Guarujá.
A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2024, que é dividido em etapas, com premiação geral dos três primeiros colocados de cada classe no fim da temporada.
Realizado pelo Inter, o circuito possui o apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo As próximas etapas estão previstas para os dias 6 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 10 e agosto, 21 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro.
Confira os resultados de cada classe:
RGS A: 1º lugar Sabai Sabai (ICS), 2º lugar Pepa XIX (CCSP/YCP) e 3º lugar Asteriscus (ICS).
RGS B: 1º lugar Tango II (CIR), 2º lugar Gaia III (CIR) e 3º lugar Mais Bakanna (Supmar).
Cruiser: 1º lugar Gitano (Pier 26), 2º lugar Easygoing (Supmar), 3º lugar Viva (CIR),
ORC: 1º lugar Kairós (MCP) e 2 º lugar H3+ (CIR)