No Clube Internacional de Regatas, o esporte é muito mais que uma prática de lazer: é um compromisso com o desenvolvimento de talentos. A dedicação dos atletas, dos técnicos e dos diretores reflete a responsabilidade de ser um clube formador, um espaço onde sonhos ganham forma e jovens encontram oportunidades reais de crescimento dentro e fora das quadras.
Um desses exemplos é o de Natan Nascimento, ex-atleta das categorias de base do basquete do Inter, que foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-16. O jovem se prepara para a disputa da AmeriCup da categoria, torneio classificatório para o Mundial Sub-17 de 2026.
“O Inter fez parte da minha história. Foi o clube que me introduziu a um outro nível de basquete que eu não conhecia. Aprendi muito, principalmente com o técnico Renato Farias, que me deu a oportunidade de fazer parte da equipe. Para mim, ele, o Admilson e o Lauro foram fundamentais. O Inter foi minha segunda casa”, afirma Natan.
Entre os momentos mais marcantes, ele relembra uma conquista que permanece viva em sua memória: “Foi quando conseguimos o terceiro lugar em São José, com uma cesta minha. Faltavam 5 segundos para acabar a partida, e o São Bernardo tinha acabado de empatar. Eu recebi a bola, cruzei a quadra e sofri uma falta. Acertei o lance livre e garantimos a vitória”, disse.
Atualmente federado pelo Clube Pinheiros, Natan iniciou sua jornada esportiva com o apoio da família e deu seus primeiros passos mais sérios no basquete aos 12 anos. “Meu irmão me apresentou o basquete. Desde pequeno, ele levava para assistir aos jogos e brincava comigo em casa. O basquete sempre esteve na minha vida. Aos 12 anos comecei a treinar em casa e depois fui ao Inter para fazer um treino. Com 12 para 13 anos, passei a fazer parte do time”, explicou.
Para Natan, integrar a seleção brasileira é a realização de um sonho. “É incrível. Estou realizando um sonho e, talvez, há alguns anos, eu nem imaginasse que isso pudesse acontecer”, destaca.
Natan é o reflexo de foco, dedicação e amor pelo esporte, e sua trajetória é inspiração para muitos outros jovens atletas. Ele simboliza tudo aquilo que o Clube Internacional busca incentivar: a formação de talentos que, com esforço e apoio, alcançam voos cada vez mais altos.
Para o Inter, essa conquista é motivo de orgulho: “A convocação para a seleção brasileira da categoria de um atleta ou ex-atleta do Inter nos deixa muito felizes — não só o clube, mas toda a Baixada Santista, que mais uma vez demonstra ser um celeiro de grandes atletas da modalidade. E nós, do Clube Internacional de Regatas, (diretoria e técnicos), comprovamos mais uma vez a nossa vocação e capacidade em descobrir e desenvolver atletas em nossas categorias de base, que irão fomentar o esporte nacional”, destacou André Marcondes, diretor da Divisão de Basquete do Inter.