Mesmo com ventos fracos, de seis a oito nós, a regata transcorreu normalmente, com largada única e percurso barla- sota. O Veleiro Rudá, da classe IRC, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e conquistou a Fita Azul.
Ainda foram premiados os três primeiros colocados das 12 categorias competidoras: Oceano (IRC, RGS, RGS Cruiser e Veleiros de Oceano e Clássicos) e Monotipo (Laser, Dingue. Holder, Open Bic e Aberta).
“A competição foi ótima, com quantidade bastante expressiva de competidores. Essa regata é bastante tradicional para nós, sempre a realizamos antes de encerrar a temporada”, afirmou Gilberto Berzin, Diretor de Esportes Náuticos do Inter
A regata marcou o início das comemorações da Semana da Marinha do Brasil, na qual homenageia o Patrono Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Na data de seu aniversário, 13 de dezembro, também é celebrado o Dia do Marinheiro.
“É um grande prazer estar em convívio direto com o Clube Internacional. A Marinha valoriza muito as ações náuticas, pois isso torna mais transparente a importância do mar em nosso país, seja para lazer ou trabalho”, ressaltou Ricardo Fernandes Gomes, Capitão dos Portos do Estado de São Paulo.
A 43ª regata conta também com o apoio da Capitania dos Portos de São Paulo, Iate Clube de Santos, Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) e Projeto Navega São Paulo de Praia Grande.
Premiação:
Classe IRC
1º- Asbar
2º- Ruda
3º- H3+
IRC A
1º- Chrispin
2º- Sabá
RGS CRUISER
1º- Mariscal
2º- Grazina
3º- Offline
4º- Babilônia
5º- Fratelli
6º- Gauderio
RGS B
1º- Aloha
2º- ICTI
3º- Galileu
4º- Cooperação
5º- Candão
6º- Clara
7º- Viva
8º- Kampai
9º- Grandpa
10º- União