Home > Diversos > Clube Internacional participa da Campanha Outubro Rosa

Clube Internacional participa da Campanha Outubro Rosa

Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida e o conhecimento reduz a mortalidade.

O Clube Internacional de Regatas organizará dia de conscientização e auto cuidado, com diversas atividades, para as associadas e suas convidadas.

Nossa participação na Campanha Outubro Rosa será em 26 de outubro e contará com ações voltadas à qualidade de vida, auto cuidado, saúde e bem-estar.

Confira a programação, traga sua amiga e participe desse dia pensado especialmente para nas mulheres:

11h- Caminhada na praia de Santos
O ponto de encontro será na área social do CIR
Das 12h às 13- Aula de Pilates
Com a professora Cristiane
13h às 15h- Almoço Árabe
Na Sede Náutica
15h às 16h- Aula de auto maquiagem
Com a equipe da Mary Kay, no Salão de Eventos
16h às 17h30- Workshop com o jornalista e escritor Tom Simões e a Psicóloga Gisela Monteiro
Será no Salão Social
17h30- Aula de Yoga no Deck da Piscina Social
Com a paisagem do pôr do sol

Não é preciso se inscrever para participar das atividades e todas são gratuitas, exceto o Almoço Árabe.

Workshop
Espiritualidade, saúde e comportamento serão os temas do Workshop, em formato de bate papo com os presentes.

Os responsáveis pela conversa são o jornalista Tom Simões, especializado em divulgação científica, editor do site Consciência e autor do livro “Deus Abençoe, e a Psicóloga Gisela Monteiro, doutora em Psicologia Social pela USP, psicoterapeuta, palestrante e coordenadora do curso de Psicologia da UNISANTA. Além de idealizadora da plataforma Falatório com Gisela, na qual apresenta a Psicologia de forma descomplicada, e autora do livro “Imprevisíveis!”.

Dados importantes (fonte: INCA)
O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

Deixe um comentário

1
Fale com o Inter
Olá, agradecemos sua visita! Informe seu nome e telefone aqui para ser cadastrado e receber informações vermelhinhas.

Esta ferramenta é utilizada somente para divulgação. As interações e contatos são atendidos pelo telefone (13) 3269-6900, e-mail secretaria@inter.org.br ou presencialmente na Secretaria do Clube.
Powered by