Os colaboradores Juan Garcia e Misael Santos representaram o Clube Internacional de Regatas no Fórum Nacional de Formação Esportiva, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O evento ocorreu entre os dias 28 e 31 de agosto, em Campinas.
Em quatro dias, cerca de 1300 convidados puderam compartilhar conhecimentos e experiências no esporte olímpico. Além disso, os participantes receberam inúmeros aprendizados com autoridades e grandes nomes do esporte.
“Foi um privilégio participar do Fórum. Estabeleci valiosas conexões com profissionais do setor esportivo. Essa experiência foi enriquecida pela incrível contribuição do professor Antônio Carlos Gomes, coordenador dos cursos de formação e reciclagem de treinadores da CBF, bem como a participação de atletas incríveis como Lars Grael, Emanuel Rego, Magic Paula e o treinador Bernardo Rezende “Bernadinho”, afirmou Juan.
Outras palestras foram realizadas pela Ministra do Esporte, Ana Moser; pelo Superintendente-Executivo da Subsede do CBC, Dr. João Paulo Gonçalves; pela Gerente do Instituto Olímpico do Brasil IOB/COB, Soraya Carvalho; e pela Diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte (Mesp), Michelle Vinecky.
Dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil – COB e atletas do Time Brasil que representam o país nos campeonatos internacionais, também fizeram parte da programação. Rafael Silva, o “Baby” multimedalhista olímpico do Judô, Rafael Araújo, ex-jogador de basquete da NBA e de grandes Clubes brasileiros, Ney Wilson e André Heller também marcaram presença.
“Pudemos aprender e adquirir muito conhecimento, principalmente referente ao Programa de Formação de Atletas do CBC, para desenvolver o esporte nacional e formar atletas. Também recebemos orientações de como melhorar a gestão dentro do Clube, além de conhecermos mais sobre a vida de grandes profissionais do esporte brasileiro”, destacou Misael.
Além das principais ações diárias, aconteceram plantões técnicos e jurídicos do CBC, e reuniões com dirigentes do CBC, secretários de esportes estaduais e Confederações e Ligas Nacionais. O objetivo das reuniões foi alinhar as entidades para fortalecer o esporte no país.