Para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade aquática do Clube Internacional de Regatas, os atletas e as equipes técnicas da Natação e do Polo Aquático participaram do Curso de Primeiros Socorros e Salvamento.
A iniciativa, realizada durante a manhã de 4 de novembro, foi ministrada pelos Bombeiros Militares Gilberto dos Santos Junior e Fabio Negrão Oliveira e pelo Guarda Civil Jonata Oliveira.
“Tivemos uma experiência muito enriquecedora. Os atletas, professores e técnicos prestaram muita atenção e absorveram conhecimentos essenciais. Vale destacar que a iniciativa reforça o compromisso do Clube com a segurança e bem-estar de todos”, afirmou Maurício Ruiz, coordenador de Natação do CIR.
Por meio de aulas teóricas, o grupo abordou sobre a definição, graus e fases de afogamento, além de prevenção ativa e passiva. As aulas práticas ocorreram na Piscina Social do Inter, com exercícios e demonstrações de entrada na piscina para resgate e retirada de vítimas, identificação do grau de afogamento e simulado de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) no afogamento.
O curso proporcionou, ainda, outros benefícios aos alunos como a lidar com lesões comuns, permitir uma resposta rápida em emergências e promover o trabalho em equipe para manter todos seguros.
A participação também pode ser um requisito para competições e certificações, aumentar a confiança dos atletas e proporcionar tranquilidade e, ainda, atende a obrigações legais e éticas de segurança em esportes aquáticos.