O presidente do Clube Internacional de Regatas, Marcelo Aulicino, e sua esposa Maria da Graça, participaram do Congresso Brasileiro de Clubes 2022, no início de novembro. O evento fez parte da 2ª Semana Nacional dos Clubes, e foi organizado pela Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), em parceria com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O encontro busca proporcionar a integração entre os dirigentes dos Clubes Brasileiros, além de promover o intercâmbio de experiência por meio de reuniões e discussões. Nas palestras, os temas abordados foram “Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte”, com Humberto Aparecido Panzetti, “Ninguém é campeão por acaso”, por Renan Dal Zotto, “O desafio da mudança”, com Luís Felipe Pondé, e a roda de conversa foi sobre “As mulheres na gestão de atividades filantrópicas e culturais nos clubes”.
“O Congresso é sempre muito enriquecedor e muito bem organizado para podermos ampliar nossa rede de relacionamento e trocar experiências e práticas bem sucedidas com outros gestores. Somos uma agremiação centenária social e esportiva, e também estamos antenados no que diz respeito às inovações operacionais e em gestão do segmento clubístico”, afirmou Marcelo.
Neste ano, também ocorreu a segunda edição do “Prêmio Clube Formador”, honraria destinada para reconhecer resultados esportivos dos Clubes integrados ao Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBC), e a comemoração dos 20 anos do FENACLUBES.
O presidente do Inter destacou, ainda, o grande crescimento do número de clubes filiados à Fenaclubes e ao CBC. “Além de tornar os esportes olímpicos mais competitivos em todo o país, o aumento do número de clubes torna mais rigorosos os critérios para usufruir dos recursos do CBC”, disse.
O Vermelhinho da Ponta da Praia também foi representado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Inter, na qualidade de Diretor Regional do Sindi-Clube, Ricardo Lyra, e sua Esposa, Ana Luiza. “Certamente reunir as principais entidades que trabalham com esporte em nosso país e discutir temas importantes vão contribuir para fortalecer os clubes formadores e ajudar no crescimento do esporte em nosso país”, explicou Lyra.
De acordo com a organização do evento, mais uma vez, o FENACLUBES atingiu seu objetivo, constituído na Lei nº 13.756/18, de capacitar, formar e treinar os gestores de Clubes do Brasil. “Houve uma grande participação de Clubes advindos das cinco regiões do país”, celebrou Arialdo Boscolo, presidente da FENACLUBES.