Home > Diversos > Dia do Esportista Amador: Semes presta homenagem a nomes do Clube Internacional

Dia do Esportista Amador: Semes presta homenagem a nomes do Clube Internacional

No Dia do Esportista Amador, comemorado em 4 de junho, a Secretaria Municipal de Esportes de Santos (Semes) realizou uma homenagem póstuma a quatro atletas que marcaram suas modalidades com dedicação e excelência: a nadadora Renata Câmara Agondi, o jogador de handebol José Maria Passos, e os atletas de vôlei Roberto Menna e Oswaldo Guerato.

A cerimônia, realizada no Museu Pelé, contou com a presença de autoridades, amigos e familiares, que receberam placas e flores em reconhecimento ao legado deixado pelos homenageados, todos com trajetórias ligadas ao Clube Internacional de Regatas.

Entre os nomes que se destacaram no esporte santista, especialmente no voleibol e no Clube Internacional de Regatas, está Oswaldo Guerato, que nos deixou no dia 6 de setembro de 2019.

Ao longo de seus 83 anos, Guerato dedicou mais de quatro décadas ao Vermelhinho da Ponta da Praia. Ex-atleta de vôlei, administrador esportivo e profundo conhecedor do Clube Internacional, onde era querido por todos, ele foi agraciado com o título de Sócio Benemérito em 2016, reconhecimento pelos serviços prestados à instituição.

“Conviver com Guerato foi um privilégio que carrego com orgulho. Ele foi mais do que um atleta ou diretor esportivo, foi um exemplo de generosidade, comprometimento e amor pelo Inter. Caminhamos juntos por muitos anos, dividindo alegrias, desafios e o mesmo amor pelo esporte. Hoje, seu legado permanece em cada canto do Clube, em cada jovem incentivado por suas ações. Essa homenagem é muito importante, pois enaltece a trajetória de atletas, que deixaram uma marca profunda no esporte e no coração de todos nós”, afirmou Luiz Fernando Pierri, diretor de esportes do CIR, que acompanhou o evento ao lado da esposa do Sr. Guerato, Denise, da filha Adriana e dos netos André e Isabela.

Nascido em São Paulo, em 26 de abril de 1936, Guerato mudou-se ainda pequeno para Santos com os pais. Começou a praticar vôlei nas praias da cidade e, aos 14 anos, já integrava a equipe do Clube Atlético Santista. Nos chamados “Anos Dourados” do esporte, defendeu com destaque o time de voleibol do Santos Futebol Clube.

Mesmo com a intensa dedicação ao esporte, trilhou uma sólida carreira profissional. Aos 20 anos, ingressou na Refinaria Presidente Bernardes como técnico de laboratório. Em 1966, casou-se e passou a frequentar o Clube Internacional com a família.

“Só tenho a agradecer de todo o coração por essa lembrança. Entre as inúmeras qualidades que o Oswaldo possuía, a simplicidade e a gratidão eram as principais. Ele foi uma pessoa de caráter forte, que contribuiu muito para o esporte”, relembrou Denise Guerato.

Com a esposa e os dois filhos, Guerato aproveitava os fins de semana na piscina, no restaurante e nos eventos sociais do Clube. Criou laços de amizade e, quando o filho André começou a jogar tênis aos 5 anos, passou a acompanhá-lo nas competições. Após se aposentar da Refinaria, aos 50 anos, envolveu-se ainda mais com o esporte no Clube, passando a coordenar o tênis e as demais modalidades.

Para a filha Adriana, seu legado permanece vivo na memória e em nossos corações. “Foi com muita emoção e, principalmente, gratidão que participamos dessa homenagem ao meu pai. Na leitura de sua trajetória, ficou evidente a importância que o Clube Internacional teve em sua vida. Na ocasião, também foi destacada a relevância do esporte na formação do caráter”, declarou.

“Mesmo que esses grandes atletas não estejam ao lado de seus familiares nesta noite, ainda assim estamos em festa por tudo o que eles fizeram pelo esporte santista. O esporte é vida, transforma realidades e afasta males por meio da inspiração que essas pessoas oferecem aos nossos jovens, e que continuarão a levar adiante esse importante legado na nossa história”, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys.

O Dia do Esportista Amador é comemorado em Santos há 45 anos. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 4.351, de 17 de setembro de 1980, durante o mandato do prefeito Paulo Gomes Barbosa, e posteriormente incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município pela Lei nº 3.265 de 2016, na gestão de Paulo Alexandre Barbosa.

“O Dia do Esportista Amador em nossa cidade é uma forma de reconhecer aqueles que ajudaram a construir a história esportiva de Santos. Sabemos da importância do esporte em todas as fases da vida e do seu poder de transformação social. Por meio desses quatro atletas, também relembramos tantos outros esportistas que fazem parte da memória coletiva dos santistas”, concluiu o secretário de Esportes, Rogério Sampaio.

Ir para o conteúdo