HOMEASSOCIE-SE Entrar     ☆     Esqueci a senha       ☆      2ª VIA BOLETO
Home > Yoga > DICA DE SAÚDE

DICA DE SAÚDE

Nem terapia, nem religião e muito menos uma ciência médica, mas ajuda as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. Trata-se da yoga, uma filosofia de vida cujo objetivo é levar o homem a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do auto-conhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior.

Segundo Adriana Vieira, nova instrutora de yoga do Inter, a pratica da modalidade proporciona união do corpo físico, corpo energético e mente. “Nas aulas são trabalhados exercícios de força e equilíbrio, alongamento e flexibilidade e concentração. Além do relaxamento que proporciona disposição para o dia todo”, ressalta Adriana.

Atualmente, tanto os adultos como as crianças estão sendo submetidos a uma rotina estressante e o resultado disso a má alimentação, noites má dormidas, corpo mais vulnerável a uma série de doenças e mudanças de humor.

“A prática da yoga pode reduzir sintomas de transtornos de humor e trazer sensação de satisfação”, explica Adriana, que comprova as informações com pesquisas feitas. Thais Godoy, pesquisadora do Instituto de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizou um experimento que comprovou a eficácia da técnica como recurso terapêutico que pode ser usada como terapia complementar ou recurso em tratamentos psicológicos ou psiquiátricos.

Para chegar a essa conclusão, 30 pessoas, com idades entre 20 e 45 anos, foram divididos em duas turmas. Os 15 primeiros do grupo experimental praticaram as técnicas de yoga durante três meses, durante 50 minutos de aula. Já os demais não fizeram os exercícios.

Após esse período, os questionários de avaliação clínica (considerando aspectos como qualidade de vida, depressão e ansiedade), com perguntas objetivas, foram interpretados por uma psicóloga. As técnicas foram aplicadas em sequência estruturada, usando como referência o Yoga Sutra de Patânjali, também conhecido como Ashtânga, que considera as posturas físicas e os âsanas, uma preparação para as técnicas meditativas e respiratórias, auxiliando na concentração e relaxamento ao final da prática.

Qualquer um pode vivenciar essa experiência. Pense em sua qualidade de vida e faça uma aula experimental de yoga no Inter. As aulas acontecem todas terças e quintas-feiras, das 10h às 11h. Ainda existe a possibilidade de formar uma nova turma no período da noite.

Juliana Molinari – Assessoria de Comunicação

1
Fale com o Inter
Olá, agradecemos sua visita! Informe seu nome e telefone aqui para ser cadastrado e receber informações vermelhinhas.

Esta ferramenta é utilizada somente para divulgação. As interações e contatos são atendidos pelo telefone (13) 3269-6900, e-mail secretaria@inter.org.br ou presencialmente na Secretaria do Clube.
Skip to content