O velejador do Clube Internacional de Regatas Guga Kiessling sagrou-se campeão do ILCA Central & South American Championship 2024 (33ºCentro Sul-Americano ILCA 7), pela da categoria Sub 21, e na classificação geral garantiu a 4ª colocação.
A competição foi realizada no Club de Yates Higuerillas, no Chile, entre os dias 11 e 22 de setembro. Em sua estreia internacional pela classe ILCA 7, Guga superou as próprias expectativas e competindo contra atletas olímpicos.
“Também tinha um velejador argentino muito bom. Fiquei em quarto lugar entre esses atletas de alto nível. Fui o melhor brasileiro e o 1º na categoria sub-21, mesmo ainda sendo da sub-17. Foi uma experiência incrível”, explicou Guga.
O velejador do CIR treinou forte e enfrentou muitos desafios. “Durante a competição, as condições mudaram para vento fraco, o que alterou completamente o que estávamos acostumados. Treinamos com vento muito bom, mas no campeonato, chegou a um ponto em que nem teve regata”, disse.
Estavam previstas 10 regatas, mas ocorreram somente 4. “Mantive uma média, ficando em 8º na primeira e na terceira regata, 6º na segunda e em 3º na última. Isso foi muito especial, porque disputei com o pessoal da frente. Montei a primeira boia em 1º lugar, seguido por Stefano, que venceu o campeonato na classificação geral. Depois vieram o argentino Francisco Guarana e o chileno Clemente”. disse
O 024 ILCA Central & South American Championship é um dos eventos de vela mais aguardados da América Latina, reunindo os melhores atletas da classe ILCA de toda a região. Localizada na cidade de Concón, a região da competição apresenta condições climáticas diversificadas, o que eleva o nível de desafio para os competidores.