Com o tema “O lixo reciclável e o meio ambiente”, o Instituto Mar Azul realizou uma palestra no Clube Internacional de Regatas. O órgão não governamental, fundado em 2012, atua na criação de políticas públicas relacionadas à balneabilidade das praias e no desenvolvimento de programas de educação ambiental em escolas e empresas da Baixada Santista.
O encontro, direcionado aos colaboradores da administração, da limpeza, da manutenção e do restaurante, apresentou os benefícios da reciclagem e de separar o lixo e os prejuízos de não realizar a destinação correta dos materiais.
De acordo com o IMA, a reciclagem resulta em menos emissões de CO2 (dióxido de carbono) e contribui com o planeta, diminuindo o consumo de água, de energia e diminui, ainda, a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
Quando reciclamos o que antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a matéria prima e o ambiente para nossa vida no presente e no futuro. Além disso, os grandes geradores de lixo pagam para uma empresa particular retirar o lixo. A separação do lixo reciclável trouxe uma economia de cerca de 20% no custo da coleta de lixo.
No Inter, algumas práticas já são aplicadas, como reutilização da água para a limpeza das áreas e a disponibilização de latas para separar lixos reciclados e orgânicos. A última iniciativa foi a colocação do contêiner do Projeto Tampa Amiga, que, além de preservar o meio ambiente, reverte as tampinhas plásticas em receita para serem doadas às entidades sociais, que utilizam o valor para compra de alimentos e materiais de limpeza.
Ainda durante a palestra, o Instituto destacou outras orientações:
Materiais que devem ser reciclados:
-O alumínio que é derretido e toma outras formas;
-Os plásticos são picados em pequenos grânulos e se transformam em sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens, e até peças de automóveis;
-O papel, a grande quantidade de consumo de papel no mundo causa graves problemas ambientais, como o desmatamento de florestas. Para conter esse problema, uma das soluções é a reciclagem, que reaproveita o papel usado para produzir outro novo em folha, esta reciclagem é simples e barata.
As atitudes que devemos tomar:
1 – Evite o desperdício, repense as suas compras, pense três vezes antes de comprar:
2 – Reaproveite as sobras de comida, diminua o desperdício, faça bolinhos ou pastéis;
3 – Elimine os descartáveis;
4 – Reutilize, conserte coisas quebradas;
5 – Utilize a coleta seletiva;
6 – Conscientize a família e amigos.