Trata-se da parceria entre o Poseidon Canoagem Havaiana e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infanto juvenil (Caps AD IJ), com o apoio do Clube Internacional de Regatas e da Mormaii Santos.
Toda sexta-feira, desde julho de 2016, jovens de 12 a 21 atendidos pelo Caps praticam canoagem com Felipe Neumann, responsável pelo Poseidon e voluntário do projeto. “É muito gratificante trazer os alunos para o ambiente de natureza. É notório o sorriso no rosto de cada um”, contou Felipe.
De acordo com a psicóloga do Caps e idealizadora do projeto, Adalgiza Luz, a iniciativa promove a saúde física e psicológica do adolescente. “Podemos praticar esporte como um recurso terapêutico. O Ligado no Remo proporciona o resgate da autoestima, da relação consigo e com o grupo”, destacou.
Assim como Felipe, Adalgiza constata a evolução dos jovens a cada aula e o interesse pela prática esportiva. A importância da ação já remou para outras praias e foi notada por Gustavo Costa de Souza, da Mormaii Santos.
Na aula de 25 de agosto, ele presenteou os participantes com uma camisa de lycra e proteção solar. “É um prazer apoiar essa iniciativa. Acreditamos que o esporte é um instrumento de inclusão social e qualidade de vida, além de proporcionar higiene física e mental”, explicou Gustavo.
Ele também agradeceu a oportunidade de poder fazer parte da ação e ao apoio do Clube Internacional, que participa do projeto com a cessão da garagem para a guarda das canoas, remos e coletes.