O velejador do Clube Internacional de Regatas Leonardo Patané sagrou-se campeão na classe ILCA-7 de Monotipo, da tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que neste ano chegou em sua 49º edição.
O evento segue até o dia 30 de julho e a competição de monotipo ocorreu entre os dias 15 e 17, na Escola Municipal de Vela de Ilhabela, com organização da Federação de Vela do Estado de São Paulo e realização da Prefeitura da cidade.
Cerca de 200 velejadores participaram da raia. “Gostei muito de participar, pois consegui voltar a velejar de ILCA e recuperar o ritmo de competição. Estava há dois meses sem velejar devido a problemas pessoais e nada melhor que voltar velejando em Ilhabela!”, disse Patané.
Além da Semana de Vela, foi disputado o Troféu do Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe Snipe e o atleta do Inter Ellion Santana se destacou. Em parceria com o velejador do Yacht Club Santo Amaro Marcelo Perpetuo, ele conquistou a 6ª colocação, entre as 23 duplas inscritas.
Para Ellion, participar do Campeonato serviu como preparação para disputar o Campeonato Mundial Junior de Snipe, que ocorrerá em Portugal, entre os dias 27 e 31 de julho.
A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela reúne os melhores velejadores da América Latina das classes de Monotipos e Oceano. O evento é organizado em conjunto com o Yacht Club de Ilhabela e a Marinha do Brasil, que inclui as tradicionais regatas Alcatrazes por Boreste e Ilha de Toque-Toque por Boreste, com previsão de participação de mais de 120 embarcações de diferentes estados brasileiros e também do exterior, reunindo cerca de 1.200 velejadores.
Vale lembrar que os atletas da Vela do Inter contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos de projetos aprovados de Incentivo ao Esporte. A participação na equipe de competição é gratuita aos beneficiários.