O professor de Karate e Kobudo do Clube Internacional de Regatas, Maurício Matsuo Oshiro, recebeu a Faixa Coral e foi promovido a 7º Dan pela Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-do Shidokan do Brasil
Para ele, é a realização de um sonho. “Essa promoção é especial, porque não é individual. Venho dando aulas de Karate-do e Kobudo no Internacional há muitos anos. Várias pessoas fazem parte dessa trajetória: alunos, familiares, mestres, diretores e funcionários do Clube. Portanto, agradeço o esforço de todos e parabenizo-os pelo reconhecimento ora alcançado”, disse.
O Sensei Maurício conheceu o Karate aos 16 anos, em 1983. Seu primeiro professor foi Rogério Eng Wong. “Nós éramos colegas de classe, no 2º ano do colegial, e foi através do convite dele que iniciei a prática esportiva. Treinei com ele durante uns 6 meses e depois fui para o Inter treinar com Sensei Osmar Teixeira Vieira”, explicou.
Desde então, Maurício está no CIR e passou a atuar como professor em 2006, quando recebeu a missão de seu, até então, Sensei. Hoje, após 40 anos de Karatê, sua atual graduação conquistada é uma das mais altas na modalidade.
Na Shidokan, seis professores são 8º Dan e, além do Maurício, 4 são graduados 7º Dan. O Sensei Kazunori Yonamine, presidente e fundador da escola da Associação, possuía a graduação de 9º Dan.
“Usar essa faixa coral é uma sensação nova para mim. Venho usando a faixa preta desde 1989 e estou totalmente habituado a ela. Então, venha o desafio que vier, o importante é estar espiritualmente preparado: técnica refinada, corpo são e coração de guerreiro”, disse Maurício.
Faixa preta
Também em dezembro, os professores Marcelo da Silva Agosto e Nelson Feijó Junior participaram do Exame de Graduação e, na ocasião, puderam demonstrar técnicas do Karate.
Ambos foram aprovados com louvor. Marcelo foi promovido a Faixa Preta- 3º Dan e Nelson recebeu Faixa Preta 4º Dan.