Home > Esportes > Maurício Oshiro recebe título de Shihan concedido por entidade do Japão

Maurício Oshiro recebe título de Shihan concedido por entidade do Japão

O professor de Karatê e Kobudô do Clube Internacional de Regatas, Maurício Matsuo Oshiro, recebeu o título de Shihan (Mestre Modelo) e o Diploma de Reconhecimento Kyoushi 7º Dan, concedidos pelo Okinawa Shorin Ryu Karate Do Kyoukai, do Japão. A entrega ocorreu durante a Shukugakai (Festa de Comemoração) & Bounenkai (Confraternização), realizada no dia 13 de dezembro, na Associação Okinawa Kenjin da Vila Carrão, em São Paulo.

Oshiro é o segundo professor no Brasil a receber o título de Shihan dentro do estilo Shorin Ryu. O reconhecimento é concedido a mestres indicados por entidades ligadas diretamente a Okinawa, berço do Karatê, e representa um marco na trajetória do professor e no trabalho desenvolvido no CIR.

“O Shihan é uma outorga. O professor é indicado à Okinawa Shorin Ryu Karate Do Kyoukai no Japão, entidade responsável por analisar a trajetória, a atuação e a contribuição dentro do estilo. Trata-se de um reconhecimento de grande relevância”, explicou Mauricio.

Ele destacou, ainda, a importância do título no contexto nacional. “Até onde temos conhecimento, dentro do estilo Shorin Ryu no Brasil, apenas o Sensei Flávio Vicente de Souza, Presidente da Associação Okinawa Shorin Ryu Karate Do Kobudo Jyureikan do Brasil, havia recebido essa honraria. De posse do título, o Mestre torna-se uma referência dentro do estilo. Mesmo em Okinawa/Japão há bem poucos Shihan. Em outros países, professores agraciados com esse título são raríssimos. Por isso, é um motivo de grande honra e gratidão”, afirmou.

Durante a cerimônia, o presidente do Inter, Fernando José Novaes, acompanhado da esposa Lya Guanabara Novaes, também foi homenageado. O presidente recebeu o Kansha (Diploma de Agradecimento), concedido a entidades e personalidades que contribuem para a preservação e a divulgação do Karatê e do Kobudô de Okinawa, por meio da Escola Jyureikan do Brasil.

Além das entregas de diplomas aos graduados faixa-preta e das homenagens, o evento apresentou manifestações da cultura de Okinawa, contexto no qual se inserem o Karatê e o Kobudô. Um dos destaques da programação foi a estreia do Shitahaku Shishimai, a dança do leão protetor da ilha de Okinawa, arte ancestral que simboliza proteção, prosperidade e boa sorte.

Acessar o conteúdo