O novo órgão, formado por presidentes e dirigentes de clubes paulistas, esportistas e presidentes de federações esportivas, foi criado pelo governador Geraldo Alckmin e secretário Jean Madeira, com apoio do Sindi-Clube.
Na ocasião, entre os temas discutidos e medidas aprovadas, foi definido que o Sindi-Clube realizará encontros regionais no interior do Estado, onde irão reunir clubes e representantes de empresas locais contribuintes do ICMS. O intuito é direcionar recursos para projetos esportivos, por meio da renuncia fiscal propiciada pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE).
O prazo para apresentação de projetos que buscam recursos da LPIE é 10 de dezembro. De acordo com a secretária-adjunta de Esporte, Lívia Suzart, foram apresentados 609 projetos esportivos, em 2015, dos quais 511 receberam aprovação.
O presidente do Sindi-Clube, Cezar Roberto Leão Granieri, Betinho, observou que a LPIE oferece uma ótima oportunidade. Os clubes têm fornecedores contribuintes do ICMS que podem direcionar recursos para seus projetos, assim como associados que são empresários e dirigentes de empresas que, por desconhecimento, não fazem a doação, afirmou.
A LPIE concede crédito correspondente ao valor do ICMS destinado pelos respectivos contribuintes a projetos esportivos credenciados pela Secretaria de Esporte. Cada clube pode apresentar até três projetos para análise, até o limite de 69 mil Ufesps (cerca de R$ 1,3 milhão). Neste ano, a renúncia fiscal do Estado para esse fim foi de R$ 81 milhões.