Desde o piso ao telhado houve restaurações e consertos. Entre eles, substituição das telhas quebradas e lâmpadas queimadas, calhas revisadas, alambrado trocado, pintura e instalação de refletores. Ainda foi realizada a limpeza das juntas das tábuas, a retirada de farpas e pregos e a superfície foi lixada com equipamentos especiais.
Agora estamos no processo de aplicação de selador sintético e a seguir iremos aplicar resina semibrilho para impermeabilizar o piso de madeira, aumentando a vida útil do espaço e tornando a superfície mais lisa. Com isso, os atletas poderão melhorar o rendimento, pois a imperfeição prejudicava as atividades, explicou o Diretor de Patrimônio Elizeu Cação.
De acordo com ele, há mais de 30 anos o piso não recebia um tratamento tão especial e estava em processo de degradação avançada. Inaugurado em maio de 1948, contando mais de 60 anos de existência, o espaço necessitava de revitalização do piso de madeira, que ao longo do tempo sofreu um processo de desgaste e reparos.
Vale ressaltar que o Ginásio recebeu mais de 500 atletas de todo Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia, na III Copa Internacional de Clubes de Patinação Artística, no início de agosto, e uma parte da reforma já estava pronta.
Nos próximos dias, a obra será finalizada com muito cuidado e dedicação, para ser novamente entregue aos associados e atletas vermelhinhos.