“A Regata faz parte de uma relação consolidada entre Marinha, Soamar e Inter, que homenageia o Patrono Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, com data de aniversário em 13 de dezembro, e celebra o Dia do Marinheiro. O evento também permite a integração entre os adeptos aos esportes náuticos”, afirmou o Capitão dos Portos de São Paulo Alberto Pinheiro de Carvalho.
O Capitão prestigiou a confraternização de premiação, realizada na Sede Náutica do Inter, e participou da largada da Regata, na Baia de Santos, que foi coordenada pela Fragata Greenhaeg. O árbitro da raia foi Antônio Mellone Neto.
Outra novidade desta edição foi a entrega do Quadro Cisne Branco ao Veleiro Icti, vencedor geral da classe oceano. A obra de arte do artista plástico Flavio Lafraia, a partir desde ano, será um prêmio transitório da regata, a ser repassado ao próximo vencedor, em 2018.
“A Regata foi excelente, com bons ventos. Dentre as novas, vale destacar a participação dos alunos do Curso de Vela do Inter, que integraram a tripulação de alguns veleiros”, explicou José Calos Chrispin, diretor de vela do CIR
A 45ª Regata contou com o patrocínio da Praticagem de Santos e apoio da Capitania dos Portos de São Paulo, Iate Clube de Santos, Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), Prefeitura de Santos, Promifae e Projeto Navega São Paulo de Praia Grande.
Confira a classificação completa:
Classe RGS A: 1º Bravo, 2º Panapana, 3º Ronin e 4º Chrispin
Classe RGS B: 1º Icti, 2º Gaia, 3º Viva e 4º Candao
Classe RGS Silver: 1º Adria, 2º Gandaia, 3º Atoba, 4º Thoathoa, 5º Totora, 6º Ole Ola, 7º Easygoing, 8º Ro Kokimbus e 8º Manu.
Classe IRC: 1º Asbar IV e 2º Ruda
Classificação Geral- 1º Icti, 2º Bravo, 3º Gaia, 4º Viva, 5º Candao, 6º Adria, 7º Pana Pana, 8º Ronin, 9º Gandaia, 10º Atoba, 11º Thoathoa, 12º Totora, 13º Ole Ola, 14º Easygoing, 15º Asbar IV, 16º Ruda, 17º Chrispin, 17º Ro Kokimbus e 17º Manu.