Da coordenação da RGS SP
O Campeonato Paulista de Vela Oceânica, sediado em 2009 pelo UIC Ubatuba Iate Clube teve início no dia 29 e 30 de agosto e continuará neste fim de semana (dias 5 e 6 de setembro). Além dos barcos que correram a primeira etapa, são esperados novos competidores também.
Entre as classes convidadas, está a Super Classe, dos veleiros da ORC Internacional. Na primeira etapa, quem liderou foi o Loyal, de Marcelo Massa. A classe com mais competidores, 18 no total, é a BRA-RGS, que conta com cinco barcos da flotilha santista. O destaque fica para o veleiro Inti, do comandante Rogério Carvalho, do Clube Internacional de Regatas que vem mantendo uma excelente regularidade, o que lhe garante a liderança da Divisão A e o 2º lugar na classificação Geral. Também na divisão A, o Easygoing (CIR) encontra-se na 5ª posição. Na divisão B, o veleiro Maestro (CIR) ocupa a 3ª colocaçã o e, por fim, o veleiro Rainha/Marinas Nacionais (3º) e Icthus (HY FLY) em 5º, completam as colocações da Divisão C da flotilha santista na Classe.
Para a coordenação da classe em São Paulo, no momento não existe um favorito ao título, pois com 18 barcos competindo na classificação geral, a perícia, ou um pequeno deslize podem fazer toda a diferença. Apesar de ainda não estar definido um favorito, o campeonato conta com vários destaques como o veleiro Carapau (J/24), de Ubatuba, do Cmte. Marco A Aleixo, ocupando a 1ª colocação na geral, outros destaques são os veleiros de Ubatuba: Kanibal, Brisa, Conquest, Toy e Suduca e o Aloha de Paraty, este na 2ª colocação geral, e todos entre os 10 primeiros colocados e com reais chances ao título da classe.
Considerando que é possível a inscrição para a segunda série de regatas que acontece nos próximos dias 5 e 6 de setembro, veleiros interessados em competir nas classes com menos inscritos como ORC CLUB e BICO DE PROA, ainda têm reais chances de classificação entre a faixa de premiação do campeonato (1º ao 3º), ainda que comecem a competição a partir do próximo final de semana. As inscrições podem ser feitas através do site: LINK
Fonte: Revista Nautica – LINK