O Sensei Osmar Teixeira Vieira, responsável por implantar o Karatê no Clube Internacional de Regatas, na década de 70, recebeu homenagem de familiares, amigos, alunos e atletas, durante a comemoração do seu de 90º ano de vida.
O aniversário foi celebrado em 12 de março, no Restaurante Panorâmico do Inter. “O encontro superou minhas expectativas. Fiquei muito emocionado por rever pessoas muito queridas e receber depoimentos muito especiais”, contou o Sensei.
Para ele, a ocasião também proporcionou muitos reencontros. “Não é fácil conseguir reunir tantas pessoas especiais, meus familiares e amigos. Além disso, sempre conquistei o respeito dos meus alunos e atletas e sempre busquei manter a relação entre eles como se fossem irmãos e isso foi refletido durante nosso encontro”, destacou
Sensei também se emocionou ao ouvir os depoimentos. Vivi momentos incríveis nesse dia, fiquei honrado por poder relembrar e ouvir meus ex-atletas e alunos recordando orientações que disse a eles, anos atrás. Ver o que eles se tornaram hoje e como fui importante para todos foi muito emocionante”.
“Além de registrar meus agradecimentos à presença de todos, quero reforçar ao presidente do Clube, Marcelo Aulicino, pelo apoio e pela participação no evento”, disse o homenageado.
O atual professor de karatê do Inter e um dos organizadores da homenagem, Maurício Matsuo Oshiro, ratificou o clima da grande confraternização. “Foi um dia muito agradável e notório o quanto o Sensei ficou feliz, desde a organização até o dia da festa. Para mim, ele sempre foi mais que um professor, técnico ou amigo, representa a figura paterna em minha vida, assim como para muitos que estavam presentes no salão”, afirmou.
Ele ainda ressaltou que o legado do Sensei Osmar está sendo eternizado graças ao empenho e o carinho de todos.
O legado
Em outubro de 2020, na gestão no Presidente Osvaldo Ramos Hélio, o Clube Internacional inaugurou mais um espaço dedicado ao esporte. Mais uma Sala de Artes Marciais que leva o nome do Sensei Osmar Teixeira Vieira.
Não há como falar do Karatê no Inter sem mencionar o Sensei Osmar. Durante 34 anos, o paraense da distante Ilha de Marajó ensinou sua arte no Clube, formando dezenas de faixas pretas, que continuam trilhando brilhantes caminhos dentro e fora do esporte.
O Sensei nasceu em 12 de março de 1933 e ingressou no Karate em 1967, com o Mestre Yoshihide Shinzato. O início da fase adulta não o impediu de se apaixonar pela arte marcial.
Ele foi tricampeão brasileiro de Kata por Equipe da Shorin-Ryu, árbitro da categoria “A” Kata e Kumite, pela Confederação Brasileira de Karate (CBK) e pela Federação Paulista de Karate (FPK), e árbitro internacional regional Referee and Regional Kata Judge pela Pan-America Union of Karate-do Organization (PUKO).
Promovido à faixa preta em agosto de 1970, ele começou a ministrar aulas em 1972 no CIR, onde permaneceu até 2006, quando foi sucedido por seu aluno e atual professor do Clube, Maurício Matsuo Oshiro.
Em novembro de 2011, Sensei Osmar recebeu a graduação de 8º Dan da Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-do Shidokan do Brasil.