As duas equipes conquistaram a 4ª colocação na série ouro e os atletas se destacaram durante as partidas acirradas.
Liderados pelo técnico Admilson Frutuoso, os garotos do Sub 12 disputaram o título com 13 equipes. Além de ficar entre os quatro melhores (São Paulo- 1º, Regatas Akdmia- 2º e Colégio Mello Dante- 3º, o atleta do CIR Davi Andrade conquistou o título de cestinha, marcando 123 pontos.
O Sub 15 também ficou entre os quatro melhores e os atletas destaques foram Lucas Ornelas, de melhor pivô 4, e Gabriel Barbosa, premiado melhor defensor. O líder desta equipe, Flávio Adegas, também recebeu o prêmio de melhor técnico do Campeonato.
Neste ano, o Encontro Sul Americano de Basquete completou 22 anos, com a participação de mais 65 equipes, reunindo mais de 1.000 atletas de todo o Brasil e Argentina. Lançado em 1992, o evento contempla os atletas das categorias de base que, em seus estados, têm poucas competições oficiais e competitivas.
Para tornar o evento Sul Americano, uma parceria com o Comitê Paraguaio de Basquete foi firmada, trazendo assim, os países vizinhos para a competição. O encontro ainda é considerado um intensivo de preparação para as competições estaduais.
O Encontro Sul Americano de Basquete é organizado pela Sociedade Ginástica Novo Hamburgo em parceria com a Federação Gaúcha e Confederação Brasileira de Basketball.