Hannah e Melanie Mikkeleson, Megan Fitzpatric, Ken Tsushida e Rikuto Suzuki virem acompanhados de seus professores Pedro Paulo Alípio e Ken Shoji. A viagem foi importante em diversos aspectos, mas os principais são esportivos e culturais. Eles adoraram a comida brasileira, explicou Pedro Alípio, responsável pela escola da Califórnia desde 1988.
Ele ainda contou que seus alunos não conheciam o saibro e perceberam que no Brasil, é preciso ter mais concentração e estratégia nas jogadas, ao invés de depositar muita força nas bolinhas. No terceiro dia de treino, todos já estavam entrosados dentro e fora de quadra.
Os jovens estrangeiros ficaram hospedados nas casas de alguns tenistas do CIR. A experiência é incrível, todos aprenderam muito. Vamos sentir saudade, afirmou Alessandra Figueiredo, mãe biológica de Luiz Felipe e emprestada de Ken.
Mesmo de brincadeira, nos chamamos de irmãos desde o início. Adorei a experiência, aprendi coisas novas e ganhei um amigo para a vida toda. Acredito que melhorei meu inglês e vi como eles jogam de modo mais rápido e forte, contou Luiz
A recíproca é verdadeira para Ken: Seremos amigos para sempre. Gostei da minha nova família, da comida brasileira, do tênis e da receptividade dos brasileiros. Posso dizer que aprendi a ser mais paciente, por causa do formato do jogo. Pretendo voltar para a Califórnia mantendo a rapidez, porém com a inteligência necessária para o saibro.
Os atletas ainda participaram de amistosos no Tênis Clube de Santos e Clube dos Ingleses. Já fora das quadras, eles visitaram diversos lugares e pontos turísticos da Baixada Santista, como o Monte Serrat, Museu Rei Pelé e até assistiram ao jogo Santos e Vasco, na Vila Belmiro.
Os outros tenistas vermelhinhos que hospedaram os atletas foram: Maithe Berrettari, Rubem e Gabriel Nunez, Giovana Rollo Alves e Julia Bellini.
Todos se beneficiaram com o intercâmbio. As crianças adoraram e as famílias foram muito receptivas. Pretendemos realizar essa atividade mais vezes e já estamos planejando a ida dos alunos do Inter para Califórnia, afirmou Paulo Alípio, responsável pela escola do CIR.