O torneio tem como objetivo promover integração entre os atletas, familiares e amigos das diversas academias participantes, além de proporcionar mais conhecimentos técnico ao carateca. São esperados cerca de 100 atletas da região para a disputa de Kata individual e equipes.
Nesta modalidade, é preciso mostrar conhecimento de ataque e defesa na arte marcial. Força, flexibilidade, foco, aplicação, sequência e ritmo são alguns dos itens avaliados. Ainda na disputa de Kata por equipes, é analisada a sincronia dos movimentos, no grupo.
“Na disputa, os atletas devem demonstrar domínio e compreensão que possuem acerca dos movimentos executados. É notório também que a participação no Torneio alavanca o nível técnico de cada um”, destacou Maurício Oshiro, professor de Karatê do CIR.
O Torneio também homenageia o Sensei Osmar Teixeira Vieira, que intitula o evento. Em todas as edições ele assiste as apresentações, o que motiva os atletas, e nesse ano não será diferente.
O Sensei iniciou as aulas de karatê no Inter em 1973. São mais de 40 anos de orientação técnica ao Clube e representação com a Federação Paulista de Karatê.