O velejador do Clube Internacional de Regatas Gustavo Canovas Kiessling, o Guga, de 15 anos, conquistou medalha de bronze na classificação geral da 9ª Copa Brasil de Vela Jovem ILCA 6 2023. Organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), com apoio do Comitê Brasileiro dos Clubes (CBC) e da Prefeitura da cidade, o evento ocorreu em Ilhabela, no início e outubro.
Guga também garantiu medalha de ouro na 1° em sua categoria, sub 17, e prata na Sub 19, e, ainda, alcançou sua meta traçada: ficar entre os três melhores. “Essa competição foi muito boa, pois mostrou como estou em relação aos jovens do Brasil”, disse.
Vale destacar que os dois primeiros colocados, na classificação geral, são campeões brasileiros. “Estou muito feliz em poder competir com eles, foi uma disputa acirrada. A regata teve ventos fortes e isso me favorece, porque atualmente sou pesado para o barco. Minhas dificuldades foi um pouco da parte física e bastante técnica na popa, que é quando o barco anda a favor do vento. Se estivesse melhor nesses aspectos, com certeza iria melhor”, explicou.
A competição nacional foi realizada entre os dias 9 e 14 de outubro, e serviu como seletiva para o Mundial da Juventude 2023, que será em dezembro. As classes participantes foram ILCA 6, ILCA 7, ILCA 4, Dingue, IQFoil, 420, 29er e Optimist.
O evento é conhecido por reunir os melhores velejadores do Brasil, com alto nível técnico, e jovens em busca de evolução na modalidade. “Agradeço ao apoio de todos, principalmente do Clube Interacional e da Vigilant Cibersegurança, que me patrocina”, afirmou Guga.
Os velejadores do Inter contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos de projetos aprovados de Incentivo ao Esporte. A participação na equipe de competição é gratuita aos beneficiários.