Com o céu azul e bons ventos, ocorreu a 2ª Etapa do XV Circuito de Vela Oceânica, em 22 de abril. O evento esportivo, realizada pelo Clube Internacional de Regatas, também homenageou o saudoso velejador Alípio Wisniewski Gomes.
“Fizemos um minuto de silêncio pelo falecimento do amigo Alípio, experiente velejador figura ímpar, muito conhecido e querido no esporte”, explicou o associado e comandante do veleiro Gaia III Adagamos Sartini.
A raia reuniu cerca de 20 embarcações, das classes RGS A, B e Bico de Proa. “Os ventos marcaram de 8 a 10 nós, com mar ainda apresentando ondulação e percurso tipo barla-sota, dentro da Baia de Santos. Os primeiros veleiros completaram a regata com pouco mais de uma hora e meia”, ressaltou Adagamos.
Sob a direção técnica do árbitro Antônio Mellone, a evento possui o apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo. Confira os resultados:
RGS A: 1º lugar H3+, 2º lugar Fantasma e 3º lugar ZAAD
RGS B: 1º lugar Aloha, 2º lugar Gaia III, 3º lugar Cooperação, 4º lugar Candão, 5º lugarPitgo, 6º lugarUnião e 7º lugar Eolo.
Bico de Proa: 1º lugar Cataua, 2º lugar Gitano, 3º lugar Totora, 4º lugar Cartoon, 5º lugar Anarquia, 6º lugar Ta Aora, 7º lugar Drakkar e 8º lugar Dix.
Após a chegada da última embarcação, a premiação desta etapa e a confraternização entre os participantes ocorreu na Sede Náutica do CIR. A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2023, que é dividido em etapas, com premiação geral dos três primeiros colocados de cada classe, no fim da temporada.
As próximas etapas estão previstas para 20 de maio, 17 de junho, 12 de agosto, 21 de outubro e 11 de novembro.