O judoca do Clube Internacional de Regatas Christiann Canuto Gady viajou ao Peru para buscar sua medalha. Pela categoria sub 13, ele sagrou-se campeão do Campeonato Pan-Americano de Judô, em Lima, realizado entre os dias 12 e 16 de julho.
Na final, o atleta vermelhinho venceu um judoca dos Estados Unidos. “Foi uma disputa difícil e nós dois com o mesmo sonho de chegar ao lugar mais alto do pódio. Durante a luta, apliquei um wazari e faltando 11 segundo para terminar, comecei a administrar a luta, usando mais a cabeça”, explicou o campeão.
Antes de chegar ao lugar mais alto do pódio, Christiann derrotou outro americano, um atleta do Peru e, na semifinal, passou um da República Dominicana. “Todos os adversários eram muitos fortes. Antes das lutas, sempre bate nervosismo, mas, com muita força de vontade, a gente tem que superar os desafios. Graças a Deus, consegui trazer essa medalha para nosso país e agradeço muito aos meus senseis e a todos que me apoiaram”, disse.
Ele garantiu a vaga para o Pan-Americano, após conquistar medalha de prata na Seletiva Nacional, realizada nos dias 1º e 2 de junho desse ano, pela Confederação Brasileira de Judô, que reuniu cerca de 900 competidores, na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro.
A competição é um marco na trajetória de inúmeros atletas, que tem como objetivo crescer na modalidade e não é a primeira vez que Christiann representa o Brasil. Em 2022, ele conquistou prata no Pan-Americano de Judô, disputado no Panamá.
“Christian treinou bastante para isso. Não foi fácil, pois ele fez lutas difíceis e foi muito bem. Fico muito feliz pelo e pela evolução como atleta e cidadão”, afirmou o técnico do CIR Pedro Neri
Vale lembrar que os atletas do judô do Inter contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos de projetos aprovados de Incentivo ao Esporte. A participação na equipe de competição é gratuita aos beneficiários. Saiba mais em https://intersantos.com.br/documentos/projetos-esportivos/