Com 17 anos, a patinadora Rafaela Freitas é dona de títulos Sulamericanos, Brasileiros e Paulistas, além de já ter competido em diversos lugares do Mundo, onde levou o nome do Clube Internacional e defendeu o Brasil.
No entanto, em busca de novos desafios e conquistas, a atleta está se despedindo do Brasil. No próximo dia 31 de janeiro, ela embarcará para Itália, onde ficará durante cinco meses em treinamento forte, com a técnica Cristina Morretti.
Preciso me aperfeiçoar para atingir meu objetivo, que é conquistar medalha no Mundial de Patinação. Não quero ter a impressão de que nadei até aqui para morrer na praia, disse a atleta, mostrando determinação e amor ao esporte. Em 2014, foi a primeira vez que ela disputou um Mundial e ficou em 9ª colocação.
Na Itália, Rafaela ficará hospedada na casa da técnica, na cidade de Firenze. Cristina também treina Gustavo Casado, campeão mundial em 2013. A patinadora pretende ainda participar de competições na Europa, que são bastante competitivas. Além disso, aprender o idioma italiano também está em seus planos.
E engana-se quem acredita em descanso ao término dos cinco meses até o Mundial, que será em setembro. Em 18 de junho, a atleta estará no Paraguai para disputar o Sulamericano. Decidi dedicar esse ano ao esporte. Um dia terei que parar por causa de diversos fatores da vida. É normal, mas não deixarei as quadras antes de conquistar um Mundial, afirmou.
Para a mãe Andreia Freitas, não será fácil ficar longe da filha caçula: Como ela já terminou os estudos em 2014, achamos que agora seria a hora certa para se dedicar inteiramente à patinação. Não vai ser fácil para ficar sem ela por tanto tempo, mas infelizmente os filhos crescem, desabafou a mãe, que sempre apóia e incentiva a filha.
A ideia da viagem surgiu no 2º semestre do ano passado, quando Rafa estava se preparando para a Copa Santos. Após o Mundial em Barcelona, conversamos a respeito do projeto e ela gostou. Em seguida conversamos com os técnicos dela, Katya Silva e Marco Aurélio, o Kinho, e ambos deram o maior apoio, explicou Andreia
Seus técnicos já a acompanham desde o início. Rafaela começou a patinar no Inter com dois anos e passou a competir com quatro. Por pouco não nasceu nas quadras, onde a mãe começou a patinar com 11 anos e trabalha com o esporte até hoje.
A família cresceu nos ringues de patinação, além da mãe, a irmã mais velha, Marcela, também praticou o esporte durante muitos anos. As três já se apresentaram e ganharam medalhas fazendo parte do mesmo grupo de show.
Andreia já conquistou dois títulos de vice- campeã mundial na modalidade grupo de show. Sempre contei à Rafa como é indescritível a sensação de subir no pódio de um campeonato tão importante, contou Andréia.
Não demorou muito para a garota deixar de ser a filha de Andreia Freitas e se tornar a Rafinha Freitas, patinadora conhecida pelo talento e carisma.