Para homenagear a Marinha do Brasil, o Clube Internacional de Regatas e a Soamar- Sociedade Amigos da Marinha realizarão a 46ª edição da Regata Marinha do Brasil, em oito de dezembro, com largada às 12h, na Baia de Santos.
A regata marca as comemorações da Semana da Marinha, na qual homenageia o Patrono Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Na data de seu aniversário, 13 de dezembro, também é celebrado o Dia do Marinheiro.
São esperadas mais de 50 embarcações, das classes Oceano (IRC, RGS, RGS Silve, com certificado de medição válidos e Bico de Proa sem certificado de medição) e Monotipo (Laser, Dingue. Holder, Open Bic e Aberta).
Haverá premiação Fita Azul para a Classe Oceano e aos três primeiros colocados de cada categoria. Após a chegada do último veleiro, a confraternização entre os participantes será na Sede Náutica do CIR, que fica na Praia Nossa Senhora dos Navegantes, no Guarujá, mais conhecida como Pouca Farinha.
A catraia do Inter funciona a partir das 8h30, com saídas a cada meia hora, da Ponte Edgard Perdigão, em Santos. O horário especial é valido somente para os fins de semana.
A 46ª Regata conta com o patrocínio da Praticagem de Santos e apoio da Capitania dos Portos de São Paulo, Iate Clube de Santos, Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), Prefeitura de Santos, Promifae e Projeto Navega São Paulo de Praia Grande.
Mais informações na Secretaria da Sede Náutica do Inter, pelo telefone (13) 3354.3134 ou e-mail nautica@inter.org.br.
Circuito Santista de Vela Oceânica
A Regata da Marinha também será válida pela 6ª e última Etapa do XI Circuito Santista de Vela Oceânica, com as classes IRC, RGS, RGS Silver e Veleiros de Oceano sem medição.
O Circuito foi divido em seis etapas durante 2018 e a premiação geral dos três primeiros colocados, que marcará o encerramento da temporada, ocorrerá no mesmo dia.
O Circuito Santista é realizado pelo CIR e conta com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo.