Terminou a quarentena de competições presenciais para a Natação do Clube Internacional de Regatas. Após quase sete meses, a Equipe Vermelhinha participou do Torneio ReInício, realizado no Centro Esportivo Rebouças, pela Federação Aquática Paulista de Natação, no início de outubro.
O evento reuniu 253 participantes de 25 equipes. “Nossos atletas estavam eufóricos, bastante ansiosos para retornar às competições e até apreensivos por conta do período que estavam sem competir, mas isso não os impediu de conquistarem ótimos resultados. Estou muito orgulhoso de todos”, disse Paulo Fernandes, técnico da categoria petiz.
Para o técnico Douglas, da categoria infantil, esse torneio foi extremamente importante. “Além de marcar nossa volta às competições presenciais, foi necessário aos atletas pelo aspecto emocional e motivacional, afinal, eles treinam para enfrentar grandes competições. Tomamos todos os cuidados exigidos pelos órgãos públicos e o evento transcorreu de uma forma ótima”, disse.
O técnico Lucas também aproveitou a competição para avaliar o desempenho dos seus nadadores, da categoria juvenil e júnior, para balizar seu trabalho, estabelecer metas individuais e coletivas, e montar a periodização da equipe até dezembro desse ano, quando haverá o Campeonato Paulista da FAP.
“Considero nossa participação no evento muito boa, os atletas caíram na água com responsabilidade e fazendo sempre o melhor, colocando em prática o que vínhamos treinando nesse recomeço. Ainda faltam alguns ajustes, mas o mais importante foi sentir a ansiedade e adrenalina novamente de uma competição”, destacou o preparador físico Pedro Minga.
De acordo com a Diretora de Divisão, Verônica Potenza, o período de pandemia foi de estudo intenso da parte técnica para criar uma metodologia própria de treino, levando em consideração as especificidades de cada categoria e respeitando os limites fisiológicos de cada etapa de treinamento. “No retorno das atividades presenciais, a reorganização do corpo técnico atende melhor as necessidades de cada categoria”, explicou.
A Equipe de Natação do Clube Internacional faz parte do convênio entre o CIR e o projeto do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para formação de atletas olímpicos.