O psicoterapeuta holístico na empresa Núcleo de Estudos Holísticos e Práticas Integrativas, Manoel João, foi quem ministrou a palestra, em 18 de novembro, de forma didática e bem-humorada. Ele abordou diversos ações e comportamentos do cotidiano que podem se transformar em melhor qualidade de vida: De que adianta ter pele boa, ótimo físico e não cuidar da mente?, questionou o palestrante aos ouvintes.
Ele mostrou a importância de buscar o equilíbrio. Buscamos conhecer sobre como melhorar a saúde em um conceito integral e holístico. Digo holístico no sentido de integralidade, ou seja, mente, corpo físico e saúde mental. E também porque não dizer transcendental, já que na visão holística, Holo significa – integral, total. Todo e qualquer tema que se comente e que possa esclarecer sobre nossas posturas assertivas ou não diante do quadro da vida social, profissional e familiar auxilia a indicar meios e formas de se encontrar bem-estar em todos os sentidos, explicou Manoel.
Tom Simões, coordenador voluntário do projeto, finalizou reforçando a ideia das palestras apresentadas e futuras: É importante agregar valor e se manter na constante busca do equilíbrio, bem estar e principalmente felicidade para construir algo positivo. As pessoas confundem felicidade com prazer, ressaltou.