Com previsão de tempo instável, ventos moderados e mar calmo, a 7ª e penúltima etapa do XVI Circuito de Vela Oceânica foi realizada no dia 19 de outubro, organizada pelo Clube Internacional de Regatas. Cerca de 15 embarcações das classes RGS e Cruiser competiram na Baía de Santos.
A regata seguiu o formato barla-sota, sob o comando do árbitro Sidnei, de acordo com as Regras da Confederação Brasileira de Vela/World Sailing (CBVela/WS), contando com o apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo.
“Enfrentamos garoa e chuva antes, durante e após a regata. Porém, nossos velejadores são aguerridos e não hesitaram diante das condições climáticas”, destacou Adagamos Sartini, coordenador da classe oceânica do Inter e comandante do veleiro Gaia.
Confira os resultados:
Classe RGS A e B: 1º lugar Sabai Sabai (ICS), 2º lugar Tango II (CIR), 3º lugar Fantasma (ICS), 4º lugar Candão (CIR), 5º lugar Vagau (Supmar).
Classe Cruiser: 1º lugar Gitano (Pier 26), 2º lugar Totora (CIR), 3º lugar Lambarú (CIR), 4º lugar Modus Operandi (CIR), 5º lugar Agulha (CIR), 6º lugar Tatú Bolinha (CIR), 7º lugar Cartoon (CIR), 8º lugar Anarquia (CIR), 9º lugar Viva (CIR), 10º lugar Mare Blu (CIR).
Após a chegada da última embarcação, os participantes se reuniram no restaurante da Sede Náutica do Clube para a tradicional confraternização, acompanhada da famosa macarronada da Dona Lúcia.
A participação na competição soma pontos para o Circuito Santista 2024, que é dividido em etapas, com premiação para os três primeiros colocados de cada classe ao fim da temporada. A última etapa está prevista para o dia 16 de novembro.