O XII Torneio de Karate Sensei Osmar Teixeira Vieira reuniu atletas de São Paulo, Piracicaba e Baixada Santista. Kata Individual e por equipe, e também Kumite Individual foram disputados. Mais que um torneio, o Internacional de Regatas considera o evento uma confraternização.
O torneio é voltado crianças e adolescente. Além da parte competitiva, existe confraternização entre atletas, pais e professores das academias envolvidas. Quando um jovem entra em nossa academia com os pais, dizemos ouve: bem vindo a nossa família, conta o diretor de divisão da modalidade, Ricardo Gomes.
Essa ação virtuosa condiz com o esporte, que também prepara o aluno para a vida. O estilo Shidokan é importante para o praticante. Não esperamos que todos os alunos se tornem atletas ou campeões no esporte, mas sim utilizem dos ensinamentos, da disciplina, do respeito ao próximo e a hierarquia tão presentes nesta arte marcial, explica Ricardo.
Segundo ele, a parte esportiva também é importante desde que o praticante demonstre interesse em competir. Ele será treinado em todos os aspectos do karate de competição, mas sem nunca deixar de ter em mente o respeito aos adversários e as regras do torneio, afirma.