A professora da Escolinha de Vôlei e técnica da equipe do Clube Internacional de Regatas, Luciana Azevedo Muralha, participou do 1º Congresso Internacional de Voleibol, realizado em São José dos Pinhais entre os dias 24 a 28 de julho.
Por meio de palestras, atividades práticas mesa redonda, a proposta do Congresso foi apresentar aos profissionais da área que atuam com o voleibol, não só no Brasil, mas em todo continente, conceitos modernos que fazem destes técnicos os grandes campeões nos clubes e seleções que atuam ou já atuaram.
“Foi uma experiência única, técnicos renomados e campeões compartilharam suas práticas e estratégias para gerir equipes competitivas e vencedoras. Nesses cinco dias, falamos, estudamos e vimos voleibol em todo o contexto: técnico, tático, gestão de equipe, estudo de adversário, montagem de estratégia específica, performance e trabalho em equipe”, explicou Muralha
Ela também destacou que, além de oportunizar todas essas práticas, o Congresso proporcionou grande intercâmbio com outros técnicos de equipe de formação para novas possibilidades de participação em torneios que são direcionados para a formação.
O congresso contou com a presença de nomes renomados no cenário do voleibol e que hoje atuam no comando técnico das melhores equipes do Brasil e do Mundo:
– Bernardinho, um dos maiores campeões da história do voleibol, acumulando mais de trinta títulos importantes em vinte e dois anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina.
– Javier Weber, ex-levantador, que foi técnico no Brasil e campeão da Superliga como jogador e ainda teve passagem pela Seleção Argentina.
– Rubinho, campeão olímpico juntamente com Bernardinho e recentemente vice-campeão da Superliga 2018/2019 com Sesi-SP.
– Luizomar de Moura técnico, campeão da Superliga feminina pela equipe de Osasco, técnico da seleção brasileira infanto-juvenil e assistente técnico da Seleção Brasileira adulta feminina.
– Marcos Pacheco três vezes campeão da Superliga com a equipe da Cimed.
– Maurício Paes, campeão na França e bicampeão da Vleague no Japão 2017/2018 em 2018/2019.
– Fábio Correia, preparador físico bicampeão mundial com o Sada Cruzeiro e cinco vezes campeão da Superliga com diferentes equipes.
– Henrique Modenesi, atual estatístico da Seleção Brasileira masculina adulta e considerado o melhor estatístico do Brasil que atuou também como assistente nas equipes por onde passou.
– Hélio Griner doze vezes campeão da Superliga feminina como assistente na equipe do Rio de Janeiro.
– Cacá Bizzocchi, técnico e jornalista que foi treinador de grandes equipes do voleibol brasileiro e fez parte da comissão técnica campeã olímpica em 1992 na primeira conquista de uma medalha olímpica no desporto coletivo do Brasil e também apresentador do Roda do vôlei e autor de vários livros sobre voleibol.