Após 1 dia, 12 horas, 14 minutos e 13 segundos, o veleiro Rudá do Clube Internacional de Regatas venceu a 69ª Regata Santos-Rio, pela classe IRC. A embarcação do comandante Mario Martinez terminou a prova na noite de 26 de outubro.
A largada foi do Iate Clube de Santos, no dia 25, com chegada ao Iate Clube situado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. No total, 25 barcos, dos estados do RJ, SP e ES, disputaram a regata, que terminou no dia 28.
A competição mais tradicional do país de Vela de Oceano, com chancela da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, teve disputas por 200 milhas náuticas das classes IRC, ORC e BRA-RGS com campeões de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Ilhabela (SP).
Foi o quarto título do Rudá no geral e o segundo consecutivo por categoria: “Confirmou a previsão na saída com vento de Sul, Sudeste, e foi virando para Leste. Depois de Ilhabela foi um Leste forte, bastante técnica, algumas particularidades, muitas mudanças. Foi uma regata de contra-vento, longa. Um dos fatores que pesou foi a chegada onde não tinha vento, uma maré difícil, barcos que não chegaram até 2 da manhã encontraram maré vazando”, disse o associado Martinez.
Na mesma classe, em segundo lugar ficou o barco Inaê, do Pier 27, também de Santos, e o barco do Rio de Janeiro Villegagnon, da Escola Naval, fechou o pódio e garantiu o bronze.
Confira a largada da Regata nas imagens registradas pela equipe da TV Tribuna: https://bit.ly/2pZz3TQ. A reportagem completa da vitória Vermelhinha será exibida no programa Corpo em Ação, do dia dois de novembro
Leia também: Veleiro do Inter vence 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela